Repositorio Dspace

CORPOS JOVENS COMO SUPERFÍCIE DE INSCRIÇÃO DE TEXTOS CULTURAIS: RECADOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor SOUZA, Jane Felipe De pt_BR
dc.contributor.author ROSA, Graciema De Fátima Da pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:23Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:23Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1002
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO, INTITULADA CORPOS JOVENS COMO SUPERFÍCIE DE INSCRIÇÃO DE TEXTOS CULTURAIS: RECADOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR, TEM POR OBJETIVO PRODUZIR UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE CULTURAL, CONSIDERANDO OS DEPOIMENTOS DE DOZE JOVENS ESTUDANTES, CINCO ALUNOS E SETE ALUNAS, COM IDADES ENTRE 13 A 18 ANOS, ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA GRANDE PORTO ALEGRE. AS PROBLEMATIZAÇÕES INTEGRANTES DO PROCESSO DE PESQUISA ESTÃO CONSTITUÍDAS COM APORTES TEÓRICOS DO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS E DE GÊNERO, EM SUAS APROXIMAÇÕES AOS ESTUDOS PÓS-ESTRUTURALISTAS E FOUCAULTIANOS. AS INFORMAÇÕES PARA O PROCESSO DE ANÁLISE CULTURAL FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DO PROCEDIMENTO INVESTIGATIVO DENOMINADO GRUPO FOCAL, EM SEIS ENCONTROS SISTEMÁTICOS E SEMANAIS, SENDO QUE A TRANSCRIÇÃO DAS FALAS CONSTITUIU O CORPUS DE ANÁLISE DA PESQUISA. A CATEGORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES FOI COMPOSTA POR MEIO DO SOFTWARE QSR NVIVO 2.0, CONSIDERADO UM DOS INTERESSANTES E AVANÇADOS RECURSOS PARA CATEGORIZAÇÕES EM PESQUISAS QUALITATIVAS. UM DOS PRINCIPAIS PROPÓSITOS DESSA INVESTIGAÇÃO FOI OBSERVAR OS MODOS COMO JOVENS, POR MEIO DE SEUS DEPOIMENTOS, SE UTILIZAVAM DE SEUS CORPOS ?FAZENDO ARTE?, PRODUZINDO SUAS APARÊNCIAS E ESTILOS COM ENFEITES E INDUMENTÁRIAS, ?INSCREVENDO MARCAS? E DIFERENÇAS COMO POSSÍVEIS RECURSOS DE RESISTÊNCIA AOS RIGORES, VIGILÂNCIAS, CONTROLES E ?HOMOGENEIZAÇÃO? ESCOLARES. OBSERVOU-SE QUE JOVENS, AO INSCREVEREM MARCAS QUE SÃO PRODUZIDAS SOCIAL E CULTURALMENTE (COMO PIERCINGS, TATUAGENS, PINTURAS VARIADAS NOS CABELOS, ACESSÓRIOS E VESTIMENTAS INVENTADOS/AS) EM SEUS CORPOS, FAZEM UM MOVIMENTO DE INSERÇÃO EM GRUPOS COM OS QUAIS HÁ A POSSIBILIDADE DE ESTABELECEREM APROXIMAÇÕES E CONVIVÊNCIAS, A FIM DE SENTIREM-SE EM TAIS GRUPOS INCLUÍDOS/AS. pt_BR
dc.format.extent 403382 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject CORPO pt_BR
dc.subject JUVENTUDE pt_BR
dc.subject GÊNERO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject ARTES pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - culturas juvenis e escola pt_BR
dc.title CORPOS JOVENS COMO SUPERFÍCIE DE INSCRIÇÃO DE TEXTOS CULTURAIS: RECADOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto