Browsing by Subject "IDENTIDADE"

Sort by: Order: Results:

  • SALES, Francineide Silva (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, 2005)
    A DISSERTAÇÃO AQUI APRESENTADA TRATA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DOS SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ADOLESCENTES CARIOCAS EM SUA RELAÇÃO COM O CONSUMO. DURANTE A PESQUISA, ALGUNS ELEMENTOS CONCERNENTES A ESSA RELAÇÃO FORAM ...
  • QUADRADO, Raquel Pereira (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, 2006)
    ESTA DISSERTAÇÃO FOI PRODUZIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS), COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR COMO A CULTURA CONSUMISTA VEM ...
  • FERNANDES, Luís Antônio Bitante (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, 2005)
    ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DAS FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS DOS ADOLESCENTES COM BASE SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE. A PREOCUPAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO NASCEU COM A OBSERVAÇÃO DA "BANALIZAÇÃO" ...
  • NOVAES, Adelina De Oliveira (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, 2006)
    A PRESENTE DISSERTAÇÃO RESULTOU DO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA SOBRE O BRASIL. CONSIDERANDO QUE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DEVERIAM SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO ...
  • MOREIRA, ângela Kunzler (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2002)
    O PRESENTE ESTUDO FOCALIZA AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NA PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS E TEVE COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CENECISTA MARQUÊS DE HERVAL, LOCALIZADO NA CIDADE DE OSÓRIO/RS. A METODOLOGIA ...
  • FLEURY, Marcia Mathias Netto (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2006)
    PRETENDEU-SE NESTA PESQUISA COMPREENDER OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES JUVENIS URBANAS PARTINDO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DO GRUPO DANÇARINOS DE RUA QUE SE IDENTIFICAM COM A CULTURA HIPHOP. PARA FUNDAMENTAR, ...
  • Unknown author (Ação Educativa. Observatório da Educação e da Juventude. A escola e o mundo juvenil: experiências e reflexões. São Paulo: Ação Educativa. 2003. 85p. (Série Em Questão, 1), 2003)
    Em Questão aborda o diálogo entre a cultura da escola e as culturas juvenis: sua existência, seus limites, seus obstáculos e seus desafios. Aborda, dessa forma, a questão das múltiplas identidades do ser ”aluno” e do ser ...
  • VITELLI, Celso (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 2002)
    ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS QUE VÊM PRODUZINDO DIFERENTES VISÕES DE IMPORTANTES CONCEITOS, DENTRE OS QUAIS DESTACO OS DE IDENTIDADE, CULTURA, CONSUMO, ESTÉTICA, ADOLESCÊNCIA E ARTE. FAZ-SE A ...
  • MATTE, Dulci Claudete (UNIVIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 2001)
    A INVESTIGAÇÃO SOBRE ETNICIDADE ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS KAINGANG NA UNIJUÍ PERMITE AFIRMAR QUE OS SUJEITOS DO NOSSO ESTUDO IDENTIFICAM-SE COMO KAINGANG E COMO TAL SÃO RECONHECIDOS PELOS OUTROS, DE CONFORMIDADE COM O CRITÉRIO ...
  • ALMEIDA, Miguel Renato De (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2006)
    Aqui estão os textos ajustados com as maiúsculas e minúsculas conforme as regras do português: O objetivo desta pesquisa é conhecer como as relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-instituição são vivenciadas e ...
  • BATISTA, Rachel Aguiar (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, 2005)
    O PRESENTE TRABALHO BUSCA TRAÇAR UM ESTUDO ACERCA DAS NOVAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, ASSIM COMO, A INFLUÊNCIA DESTAS NA EMERGÊNCIA DE NOVOS ATORES NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO. APRESENTO ARGUMENTOS PARA DISCUSSÃO SOBRE A ...
  • CASTRO, Edmara Da Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, 2005)
    ESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A TRAJETÓRIA DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA DA UFMT. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR COMO ESSES ALUNOS CONSEGUIRAM OBTER SUCESSO NO PROCESSO ESCOLAR ATÉ ...
  • NOGUEIRA, Paulo Henrique De Queiroz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2006)
    A INVESTIGAÇÃO TEM COMO OBJETO AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA DE ALUNOS E ALUNAS DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE COMO ESSAS POSIÇÕES RECÍPROCAS ESTABELECIDAS FACE-A-FACE ORGANIZAM A SALA E DÃO SENTIDO À INSERÇÃO ...
  • CUNHA, Marion Machado (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2001)
    ESTE TRABALHO CENTRA SUA DISCUSSÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA ESCOLA FERROVIÁRIA DE SANTA MARIA - CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL - ACORDO RFFSA/SENAI -, RIO GRANDE DO SUL. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA ...
  • SOLIGO, Marina Guazzelli (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, 2005)
    A PARTIR DO COTIDIANO VIVIDO NA ESCOLA, A DISSERTAÇÃO SE PROPÕE ENTENDER COMO ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES (12 A 14 ANOS), DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCAM CONSTITUIR IDENTIDADES CULTURAIS EM ESTREITA CONEXÃO COM ...
  • GRANDE, Sérgio Vinícius De Lima (UNESP - ARARAQUARA, 2006)
    A JUVENTUDE ATUAL PODE SER DIVIDIDA EM DIVERSOS GRUPOS DE ATUAÇÃO NA REALIDADE, SENDO QUE MUITOS DELES TÊM EM COMUM O ASPECTO DO LAZER. POSTO ISSO, NESTA TESE ABARCOU-SE O IMPACTO QUE O GÊNERO MUSICAL ROCK PROVOCA NO ...
  • FAGUNDES, édina Vergara (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 2002)
    ESTE ESTUDO TRATA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS REDES REGULARES PÚBLICAS DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE PELOTAS - RS -, TENDO POR OBJETIVO BUSCAR CONHECER OS DIFERENTES OLHARES ...
  • CASTRO, Tatiana Brocardo De (UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, 2006)
    ENTENDENDO QUE AS REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES PODEM SER MÚLTIPLAS E CAMBIANTES E QUE SE EVIDENCIAM TAMBÉM NAS PRÁTICAS DE ESCRITA ÍNTIMA QUE SE OBSERVA NOS BLOGS, COMUMENTE CHAMADOS DE ?DIÁRIOS ÍNTIMOS DA INTERNET?, ...
  • OLIVEIRA, Heli Sabino De (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2000)
    DIARIAMENTE, CERTOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO NOTURNO PERTENCENTES AO PENTECOSTALISMO UTILIZAM O RECREIO ESCOLAR PARA CANTAR, ORAR E FAZER PROSELITISMO ESCOLAR. ALÉM DISSO, ELES CONTESTAM, VIA DE REGRA, OS CONHECIMENTOS ...
  • CRUZ, José Vieira Da (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2003)
    A CONSTRUÇÃO DESTA DISSERTAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO ESTUDAR AS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DA JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA EM ARACAJU NO PERÍODO DE 1960 A 1964. ESSAS EXPERIÊNCIAS MOSTRARAM-SE IMPORTANTES ENQUANTO PRÁTICAS DE SOCIALIZAÇÃO ...