Abstract:
O PRESENTE ESTUDO FOCALIZA AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NA PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS E TEVE COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CENECISTA MARQUÊS DE HERVAL, LOCALIZADO NA CIDADE DE OSÓRIO/RS. A METODOLOGIA UTILIZADA É QUALITATIVA. FORAM REALIZADAS OITO ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, COM ESTUDANTES DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADE DE 17 A 19 ANOS. A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA DE ACORDO COM UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, DA QUAL EMERGIRAM CINCO CATEGORIAS: A FAMÍLIA, A ESCOLA, O GRUPO, A CULTURA LOCAL E O PROJETO DE VIDA. A PARTIR DOS RESULTADOS DESTA INVESTIGAÇÃO, FOI CONSTRUÍDA UMA PROPOSTA DE INVESTIMENTOS ESCOLARES TENDO EM VISTA A AQUISIÇÃO DE RESILIÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIES. ESTA PROPOSTA ESTÁ FUNDAMENTADA NA IMPORTÂNCIA QUE A LITERATURA, O TEATRO E O DESPORTO TÊM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ENFATIZANDO AS POSSIBILIDADES DE GERAREM RESILIÊNCIA.