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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/945
Title: | OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SITUADA EM ÁREA DE RISCO |
Authors: | LOBATO, Wolney SANTOS, Helenice Almeida |
Keywords: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL;MEIO AMBIENTE |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
Abstract: | ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, SE ENQUADRADO COMO ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL EFIGÊNIO SALLES, LOCALIZADA EM UM DOS MAIORES AGLOMERADOS URBANOS DE BELO HORIZONTE, MG, O AGLOMERADO DA SERRA, ONDE VIVEM CERCA DE 60.000 PESSOAS EM CONDIÇÕES MUITO PRECÁRIAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI O DE VERIFICAR SE A QUESTÃO AMBIENTAL É ABORDADA, E COMO, EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM UMA ÁREA DE RISCO AMBIENTAL. NA PESQUISA BUSCOU-SE SABER COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APARECE NO CURRÍCULO ESCOLAR, QUAL A IMPORTÂNCIA É DADA A ELA PELA COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL E SE AS QUESTÕES RELACIONADAS AOS RISCOS AMBIENTAIS SÃO TRABALHADAS. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ÀS PROFESSORAS E ESPECIALISTAS, REALIZADAS ENTREVISTAS COM A DIRETORA, ALUNOS DE TODAS AS SÉRIES, PAIS DE ALUNOS, A SECRETÁRIA ESCOLAR E OS AUXILIARES DE SERVIÇO DA CANTINA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, APESAR DE TODAS AS PROFESSORAS RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EM QUE A ESCOLA SE INSERE, CONTEMPLANDO OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE, ELA AINDA NÃO É TRABALHADA COMO TEMA TRANSVERSAL PERMANENTE, SEGUNDO A PROPOSTA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, E NÃO RECEBE A DEVIDA ATENÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL AINDA ESTÁ RESTRITA A CONTEÚDOS CONSIDERADOS AFINS COMO OS DE CIÊNCIAS, VOLTADOS PRINCIPALMENTE PARA AS ÁREAS DE HIGIENE E SAÚDE E PARA A QUESTÃO DO LIXO. NÃO VAI ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR, NÃO ATINGE A COMUNIDADE E NEM ENFOCA AOS PROBLEMAS LIGADOS AOS RISCOS AMBIENTAIS A QUE ESTÃO SUJEITOS. A ESCOLA, INSERIDA NESSE CONTEXTO, ASSISTE AOS DESLIZAMENTOS QUE ACONTECEM POR OCASIÃO DAS CHUVAS, CONVIVE COM O DRAMA DOS ALUNOS E DE SUAS FAMÍLIAS, MAS NÃO TRABALHA ESSA REALIDADE. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM TAMBÉM QUE DEVEM SER TOMADOS CUIDADOS QUANTO ÀS CRÍTICAS FEITAS À ESCOLA, DEVIDO ÀS INÚMERAS DIFICULDADES POR ELA ENFRENTADAS. A ESCOLA É A ENTIDADE NA QUAL OS PAIS ACREDITAM SER O ÚNICO LOCAL SEGURO PARA DEIXAR SEUS FILHOS ENQUANTO TRABALHAM E NA QUAL DEPOSITAM TODA A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR. O FATO DE A ESCOLA NÃO TRABALHAR OS RISCOS AMBIENTAIS SE RELACIONA À NECESSIDADE DE SER UM PRONTO-SOCORRO PARA A COMUNIDADE, ATENDENDO ÀS CARÊNCIAS, QUE NÃO SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE, MAS SÃO DE URGÊNCIA IMEDIATA. OS RESULTADOS APONTAM QUE UMA BOA ESTRATÉGIA PODERIA SER A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLAS SITUADAS EM ÁREAS DE RISCO E QUE MUITAS MEDIDAS PREVENTIVAS PODERIAM SER TOMADAS LOCALMENTE, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR OS RISCOS E ATÉ EVITÁ-LOS. MUDAR ESSA REALIDADE É UM DOS MAIORES DESAFIOS QUE ESCOLA E A SOCIEDADE TERÃO DE ENFRENTAR NOS PRÓXIMOS ANOS. |
Description: | PUC MINAS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/945 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
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