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dc.contributor.advisorLOBATO, Wolneypt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Helenice Almeidapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:13Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:13Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/945-
dc.descriptionPUC MINASpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, SE ENQUADRADO COMO ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL EFIGÊNIO SALLES, LOCALIZADA EM UM DOS MAIORES AGLOMERADOS URBANOS DE BELO HORIZONTE, MG, O AGLOMERADO DA SERRA, ONDE VIVEM CERCA DE 60.000 PESSOAS EM CONDIÇÕES MUITO PRECÁRIAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI O DE VERIFICAR SE A QUESTÃO AMBIENTAL É ABORDADA, E COMO, EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM UMA ÁREA DE RISCO AMBIENTAL. NA PESQUISA BUSCOU-SE SABER COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APARECE NO CURRÍCULO ESCOLAR, QUAL A IMPORTÂNCIA É DADA A ELA PELA COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL E SE AS QUESTÕES RELACIONADAS AOS RISCOS AMBIENTAIS SÃO TRABALHADAS. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ÀS PROFESSORAS E ESPECIALISTAS, REALIZADAS ENTREVISTAS COM A DIRETORA, ALUNOS DE TODAS AS SÉRIES, PAIS DE ALUNOS, A SECRETÁRIA ESCOLAR E OS AUXILIARES DE SERVIÇO DA CANTINA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, APESAR DE TODAS AS PROFESSORAS RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO EM QUE A ESCOLA SE INSERE, CONTEMPLANDO OS PROBLEMAS DA COMUNIDADE, ELA AINDA NÃO É TRABALHADA COMO TEMA TRANSVERSAL PERMANENTE, SEGUNDO A PROPOSTA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, E NÃO RECEBE A DEVIDA ATENÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR E NOS PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL AINDA ESTÁ RESTRITA A CONTEÚDOS CONSIDERADOS AFINS COMO OS DE CIÊNCIAS, VOLTADOS PRINCIPALMENTE PARA AS ÁREAS DE HIGIENE E SAÚDE E PARA A QUESTÃO DO LIXO. NÃO VAI ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR, NÃO ATINGE A COMUNIDADE E NEM ENFOCA AOS PROBLEMAS LIGADOS AOS RISCOS AMBIENTAIS A QUE ESTÃO SUJEITOS. A ESCOLA, INSERIDA NESSE CONTEXTO, ASSISTE AOS DESLIZAMENTOS QUE ACONTECEM POR OCASIÃO DAS CHUVAS, CONVIVE COM O DRAMA DOS ALUNOS E DE SUAS FAMÍLIAS, MAS NÃO TRABALHA ESSA REALIDADE. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM TAMBÉM QUE DEVEM SER TOMADOS CUIDADOS QUANTO ÀS CRÍTICAS FEITAS À ESCOLA, DEVIDO ÀS INÚMERAS DIFICULDADES POR ELA ENFRENTADAS. A ESCOLA É A ENTIDADE NA QUAL OS PAIS ACREDITAM SER O ÚNICO LOCAL SEGURO PARA DEIXAR SEUS FILHOS ENQUANTO TRABALHAM E NA QUAL DEPOSITAM TODA A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR. O FATO DE A ESCOLA NÃO TRABALHAR OS RISCOS AMBIENTAIS SE RELACIONA À NECESSIDADE DE SER UM PRONTO-SOCORRO PARA A COMUNIDADE, ATENDENDO ÀS CARÊNCIAS, QUE NÃO SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE, MAS SÃO DE URGÊNCIA IMEDIATA. OS RESULTADOS APONTAM QUE UMA BOA ESTRATÉGIA PODERIA SER A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESCOLAS SITUADAS EM ÁREAS DE RISCO E QUE MUITAS MEDIDAS PREVENTIVAS PODERIAM SER TOMADAS LOCALMENTE, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR OS RISCOS E ATÉ EVITÁ-LOS. MUDAR ESSA REALIDADE É UM DOS MAIORES DESAFIOS QUE ESCOLA E A SOCIEDADE TERÃO DE ENFRENTAR NOS PRÓXIMOS ANOS.pt_BR
dc.format.extent3594383 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectMEIO AMBIENTEpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SITUADA EM ÁREA DE RISCOpt_BR
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