Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919
Title: Dar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razões
Authors: MAHONEY, Abigail Alvarenga
FERRARI, Shirley Costa
Keywords: WALLON;SUPLETIVO;MUDANÇAS PESSOAIS
Issue Date: 2001
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Abstract: Esse estudo teve como objetivo investigar as mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens de um curso supletivo noturno, bem como as razões atribuídas por eles para essas mudanças. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal da periferia de São Paulo, tendo como sujeitos 33 alunos de idade entre 15 e 51 anos de idade, de uma classe de 4ª série do ensino fundamental. A coleta dos dados teve como principal instrumento o questionário e como instrumento complementar a entrevista coletiva. Os dados foram agrupados em categorias levantadas a partir das respostas dos alunos e nos permitiu definir quatro grandes temas: razões para a freqüência no curso supletivo; mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens; razões para as mudanças pessoais; avaliação do curso supletivo pelos alunos adultos e jovens. As considerações teóricas que norteiam a análise e discussão dos dados deste estudo fundamentaram-se na teoria psicológica de Henri Wallon. Os alunos adultos e jovens indicam as mudanças pessoais e atribuem como razão para elas a freqüência à escola, a convivência com colegas, as exigências sociais e a satisfação à família.
Description: PUC/SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools