Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMAHONEY, Abigail Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorFERRARI, Shirley Costapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:08Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:08Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919-
dc.descriptionPUC/SPpt_BR
dc.description.abstractEsse estudo teve como objetivo investigar as mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens de um curso supletivo noturno, bem como as razões atribuídas por eles para essas mudanças. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal da periferia de São Paulo, tendo como sujeitos 33 alunos de idade entre 15 e 51 anos de idade, de uma classe de 4ª série do ensino fundamental. A coleta dos dados teve como principal instrumento o questionário e como instrumento complementar a entrevista coletiva. Os dados foram agrupados em categorias levantadas a partir das respostas dos alunos e nos permitiu definir quatro grandes temas: razões para a freqüência no curso supletivo; mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens; razões para as mudanças pessoais; avaliação do curso supletivo pelos alunos adultos e jovens. As considerações teóricas que norteiam a análise e discussão dos dados deste estudo fundamentaram-se na teoria psicológica de Henri Wallon. Os alunos adultos e jovens indicam as mudanças pessoais e atribuem como razão para elas a freqüência à escola, a convivência com colegas, as exigências sociais e a satisfação à família.pt_BR
dc.format.extent1048576 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.subjectWALLONpt_BR
dc.subjectSUPLETIVOpt_BR
dc.subjectMUDANÇAS PESSOAISpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleDar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razõespt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools