Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/834
Title: O Indivíduo e a Função Educativa da Escola: Uma Análise de Tendências Subjetivas em Alunos do Ensino Médio
Authors: JÚNIOR, José Policarpo
TREVAS, Juliana Torres Y Plá
Keywords: INDIVIDUO;EDUCAÇÃO;FORMAÇÃO
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem por finalidade analisar a relação entre o papel formativo da educação e o processo de individuação. Para isso, considera-se como indivíduo o ser que é capaz de se posicionar no mundo de acordo com suas próprias concepções, tornando-se senhor de si, além de se auto-realizar no mundo em que habita. Para se verificar a relação atualmente existente entre educação e individuação, analisaram-se possíveis tendências subjetivas quanto ao sentido da educação e de ser indivíduo, entrevistando-se com esse fim alunos do ensino médio de uma escola privada da cidade do Recife, fazendo-se aplicação de questionários com escalas de opinião e atitude e de entrevistas semi-estruturadas. Conclui-se que a concepção de educação dos alunos reflete uma postura pragmática, que valoriza a utilização imediata da educação, relacionando-a como uma etapa importante para um melhor posicionamento social.
Description: BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf411.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools