Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJÚNIOR, José Policarpopt_BR
dc.contributor.authorTREVAS, Juliana Torres Y Plápt_BR
dc.coverage.spatialPEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:55Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:55Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/834-
dc.descriptionBIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DA UFPEpt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade analisar a relação entre o papel formativo da educação e o processo de individuação. Para isso, considera-se como indivíduo o ser que é capaz de se posicionar no mundo de acordo com suas próprias concepções, tornando-se senhor de si, além de se auto-realizar no mundo em que habita. Para se verificar a relação atualmente existente entre educação e individuação, analisaram-se possíveis tendências subjetivas quanto ao sentido da educação e de ser indivíduo, entrevistando-se com esse fim alunos do ensino médio de uma escola privada da cidade do Recife, fazendo-se aplicação de questionários com escalas de opinião e atitude e de entrevistas semi-estruturadas. Conclui-se que a concepção de educação dos alunos reflete uma postura pragmática, que valoriza a utilização imediata da educação, relacionando-a como uma etapa importante para um melhor posicionamento social.pt_BR
dc.format.extent421746 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectINDIVIDUOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleO Indivíduo e a Função Educativa da Escola: Uma Análise de Tendências Subjetivas em Alunos do Ensino Médiopt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf411.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools