Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/403
Title: | Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG |
Authors: | CARVALHO, Cássia Torres de OLIVEIRA, Fernando Selmar Fidalgo de |
Keywords: | EDUCAÇÃO E TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;PLANFOR |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CARVALHO, Cássia Torres de. Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG. 2002. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Belo Horizonte. Orientador(a): Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira. |
Abstract: | Essa dissertação se propõe a contribuir para a análise do Plano Estadual de Qualificação de Minas Gerais (PEQ/MG) no período de 1996 a 2000 e também do Plano Nacional de Qualificação Profissional (Planfor) implementado pelo Ministério do Trabalho a partir de 1995. Para a consecução dos objetivos foram analisados documentos referenciais e normativos dessa política pública (Planfor); relatórios de avaliação produzidos pelo Lumen - Instituto de Pesquisa da PUC Minas, instituição responsável pela avaliação externa do PEQ no Estado de Minas Gerais; dados da evolução do Plano de Qualificação no Estado, de 1996 a 2000; e uma amostra de cursos ministrados nos anos de 1999 e 2000. Foram analisadas, ainda, entrevistas com o superintendente e com o ex-superintendente de Relações do Trabalho da Secretaria do Estado do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Setascad-MG), responsável pela gestão do Plano no Estado; entrevistas com técnicos da Diretoria de Qualificação Profissional desta Secretaria, com o presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-MG) e com um representante da bancada dos trabalhadores, dos empresários e do governo no mesmo Conselho.O trabalho revela como a educação profissional, desde o seu surgimento, tem, no seu embrião, o cerne das distorções distributivas, do discurso da formação profissional para os "desvalidos da sorte" ao da "empregabilidade". Analisa a concepção de uma política pública de educação profissional brasileira (Planfor), que se propõe ao atendimento prioritário das pessoas em desvantagens sociais e excluídas do mercado de trabalho formal, perseguindo a hipótese de que os cursos ministrados no Plano Estadual de Qualificação Profissional de Minas Gerais são qualitativamente diferentes dependendo da clientela para a qual se destinam. |
Description: | Biblioteca da Faculdade de Educação |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/403 |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cassia_Torres_de_Carvalho.pdf | 727.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools