Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/403
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Cássia Torres de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Fernando Selmar Fidalgo de | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-16T21:20:57Z | - |
dc.date.available | 2008-05-16T21:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Cássia Torres de. Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG. 2002. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Belo Horizonte. Orientador(a): Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/403 | - |
dc.description | Biblioteca da Faculdade de Educação | en |
dc.description.abstract | Essa dissertação se propõe a contribuir para a análise do Plano Estadual de Qualificação de Minas Gerais (PEQ/MG) no período de 1996 a 2000 e também do Plano Nacional de Qualificação Profissional (Planfor) implementado pelo Ministério do Trabalho a partir de 1995. Para a consecução dos objetivos foram analisados documentos referenciais e normativos dessa política pública (Planfor); relatórios de avaliação produzidos pelo Lumen - Instituto de Pesquisa da PUC Minas, instituição responsável pela avaliação externa do PEQ no Estado de Minas Gerais; dados da evolução do Plano de Qualificação no Estado, de 1996 a 2000; e uma amostra de cursos ministrados nos anos de 1999 e 2000. Foram analisadas, ainda, entrevistas com o superintendente e com o ex-superintendente de Relações do Trabalho da Secretaria do Estado do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Setascad-MG), responsável pela gestão do Plano no Estado; entrevistas com técnicos da Diretoria de Qualificação Profissional desta Secretaria, com o presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-MG) e com um representante da bancada dos trabalhadores, dos empresários e do governo no mesmo Conselho.O trabalho revela como a educação profissional, desde o seu surgimento, tem, no seu embrião, o cerne das distorções distributivas, do discurso da formação profissional para os "desvalidos da sorte" ao da "empregabilidade". Analisa a concepção de uma política pública de educação profissional brasileira (Planfor), que se propõe ao atendimento prioritário das pessoas em desvantagens sociais e excluídas do mercado de trabalho formal, perseguindo a hipótese de que os cursos ministrados no Plano Estadual de Qualificação Profissional de Minas Gerais são qualitativamente diferentes dependendo da clientela para a qual se destinam. | en |
dc.format.extent | 744835 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | PLANFOR | en |
dc.title | Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cassia_Torres_de_Carvalho.pdf | 727.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools