Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Eliete Jussarapt_BR
dc.contributor.authorTARABORELLI, Marli Aparecidapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:40:21Z-
dc.date.available2009-03-14T18:40:21Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2102-
dc.descriptionALUISIO DE ALMEIDApt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO APRESENTA UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNAS SURDAS, QUE VIVENCIARAM O COTIDIANO EDUCACIONAL EM ESCOLA REGULAR DE ENSINO, OU SEJA, PARTICIPARAM DO PROCESSO DE INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI COMPREENDER O QUE ESSAS ALUNAS DIZEM SOBRE A ESCOLA, COMO EXPRESSAM SUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR E QUAIS OS ASPECTOS IMPORTANTES POR ELAS DESTACADOS NAS RELAÇÕES ESCOLARES. PROPOR A ESCUTA DESSAS ALUNAS SURDAS INSERIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR, PODE OFERECER SUBSÍDIOS PARA NORTEAR DISCUSSÕES E AÇÕES DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM A QUESTÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. COM UM ENFOQUE DA PESQUISA QUALITATIVA, FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO DE INVESTIGAÇÃO ENCONTROS COM ATIVIDADES PLANEJADAS PARA PROPORCIONAR A DISCUSSÃO E EXPRESSÃO DE OPINIÕES E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES, FORAM COLETADOS DADOS POR MEIO DA ESCRITA, DESENHO, DRAMATIZAÇÃO, TROCA DE PAPÉIS E ATIVIDADE PLÁSTICA, E TAMBÉM DADOS PESSOAIS, DA HISTÓRIA FAMILIAR E DE DIAGNÓSTICO DA SURDEZ, ASSIM COMO TRATAMENTO E HISTÓRIA ESCOLAR, OBTIDOS EM PRONTUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO EM QUE RECEBEM ACOMPANHAMENTO, TODO PROCEDIMENTO DE PESQUISA FOI AUTORIZADO PELAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA INVESTIGAÇÃO EM ACORDO COM O COMITÊ DE ÉTICA. OS DADOS DE PRONTUÁRIO FORNECERAM UM PERFIL DAS ALUNAS SURDAS, TODAS COM APOIO FAMILIAR E INSTITUCIONAL, E FREQÜÊNCIAS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. OS RELATOS E EXPRESSÕES DAS ALUNAS REVELARAM EXPERIÊNCIAS REAIS POR ELAS VIVENCIADAS EM SITUAÇÃO ESCOLAR E A ANÁLISE DAS EXPRESSÕES DAS ALUNAS, APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE RELAÇÕES DE APOIO, AMIZADE, APRESENTARAM SENTIMENTOS DE ISOLAMENTO E DIFICULDADES NAS RELAÇÕES COM AMIGOS E PROFESSORES. RELATARAM A DIFICULDADE NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ACADÊMICO, PELA POSTURA DO PROFESSOR EM DESENVOLVER O SEU TRABALHO SEM O DEVIDO ENTENDIMENTO DE ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS QUE PODERIAM AJUDAR O SURDO. AS ALUNAS DESSA PRESENTE PESQUISA, ENFOCARAM MAIS AS QUESTÕES DE AMIZADE, COMO FATOR IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. ESTA DISSERTAÇÃO VINCULA-SE À LINHA DE PESQUISA ?CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR?.pt_BR
dc.format.extent3947730 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SOROCABApt_BR
dc.subjectINCLUSÃOpt_BR
dc.subjectDEFICIÊNCIA AUDITIVApt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectSURDOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAISpt_BR
dc.titleO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: EXPRESSÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLARpt_BR
Appears in Collections:Jovens Portadores de Necessidades Especiais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools