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dc.contributor.advisorMACEDO, Roberto Sidnei Alvespt_BR
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Ligia Nascimentopt_BR
dc.coverage.spatialBApt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:40:17Z-
dc.date.available2009-03-14T18:40:17Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2085-
dc.descriptionBIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA-FACED-UFBApt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS INTERPRETAÇÕES DOS JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ACERCA DAS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS PARA A REINSERÇÃO SOCIAL, DESENVOLVIDAS EM UM ABRIGO, PERTENCENTE À FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (FUNDAC), EM SALVADOR/BAHIA. INICIALMENTE, APRESENTA-SE UMA INTERPRETAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, VISANDO CONTEXTUALIZAR HISTORICAMENTE A CONCEPÇÃO E ASSISTÊNCIA IMPLEMENTADAS PARA O ATENDIMENTO AOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, ENFOCANDO-SE EM SEGUIDA O PROCESSO DE SEGREGAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO INFLIGIDO A ESSES SUJEITOS, TOMANDO-SE COMO EIXO PRINCIPAL, PARA A CONSECUÇÃO DO ESTUDO, O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO TOTAL, DESENVOLVIDO POR GOFFMAN. A OPÇÃO METODOLÓGICA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA, COM O USO DA ETNOGRAFIA SEMIOLÓGICA, BASEADA NOS CONCEITOS EPISTEMOLÓGICOS E DISPOSITIVOS METODOLÓGICOS DA ETNOPESQUISA . UTILIZOU-SE COMO TÉCNICA DE ANÁLISE DE DADOS A INTERPRETAÇÃO DAS NARRATIVAS DOS JOVENS E PROFESSORES SOBRE AS AÇÕES IMPLEMENTADAS PARA A REINSERÇÃO SOCIAL COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO. A PARTIR DA ANÁLISE DAS NARRATIVAS FORAM IDENTIFICADAS TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: INSTITUCIONALIZAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REINSERÇÃO SOCIAL. COM BASE NAS ANÁLISES DESSAS CATEGORIAS ANALÍTICAS, PODE-SE AFIRMAR QUE O ABRIGO, OFICIALMENTE CONSIDERADO UMA CASA DE PASSAGEM, TRATA-SE, NA REALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO TOTAL (GOFFMAN, RESUMO 74), INDO DE ENCONTRO AO ARTIGO 101 PARÁGRAFO ÚNICO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA, 1990) O ABRIGO É MEDIDA PROVISÓRIA EXCEPCIONAL, UTILIZÁVEL COMO FORMA DE TRANSIÇÃO PARA A COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA, NÃO IMPLICANDO EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA REINSERÇÃO SOCIAL, CONCLUI-SE QUE SE REVELAM SOCIOPEDAGOGICAMENTE INEFICAZES, REFORÇANDO ADEMAIS, UM MODELO INSTITUCIONAL COM CARACTERÍSTICAS DE UMA INSTITUIÇÃO TOTAL. TAIS AÇÕES, IMPLEMENTADAS EM REGIME FECHADO, SÓ REFORÇAM A SEGREGAÇÃO SOCIAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, DIFICULTANDO A SUA REINSERÇÃO SOCIAL E A CONQUISTA DA DIGNIDADE DA VIDApt_BR
dc.format.extent475789 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectINSTITUCIONALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectINSERÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAISpt_BR
dc.titleCRIANÇAS E JOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE SUAS INTERPRETAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS SÓCIOEDUCATIVAS PARA A REINSERÇÃO SOCIALpt_BR
Appears in Collections:Jovens Portadores de Necessidades Especiais

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