Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1240
Title: | O BOM PROFESSOR: O OLHAR DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Authors: | CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro SOUZA, Félix De Araújo |
Keywords: | ENSINO SUPERIOR;TRABALHO DOCENTE;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
Abstract: | O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI O DE CONFRONTAR O PAPEL DO PROFESSOR PRECONIZADO PELAS TEORIAS PEDAGÓGICAS MAIS ATUAIS EM CONSONÂNCIA COM UM PARADIGMA DE CONHECIMENTO ROTULADO COMO MODERNO, PÓS-MODERNO OU EMERGENTE, DEPENDENDO DO AUTOR DA FORMULAÇÃO, COM AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS POR UM GRUPO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS, SABERES E ATITUDES CONSIDERADAS COMO ATRIBUTOS DE UM "BOM PROFESSOR". UM GRUPO DE ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS FORAM OS SUJEITOS DESTE ESTUDO, QUE CONSTOU DE QUESTIONÁRIO, DISCUSSÃO EM GRUPO E ENTREVISTAS ONDE SE PROCUROU APURAR SUA PERCEPÇÃO SOBRE OS DIVERSOS COMPONENTES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, COM ESPECIAL ÊNFASE NA FIGURA DO "BOM PROFESSOR". OS CONTEÚDOS FORAM ANALISADOS À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PROPOSTA POR SÉRGE MOSCOVICI DENTRO DA ABORDAGEM ESTRUTURAL, PROPOSTA POR JEAN CLAUDE ABRIC. OS RESULTADOS REVELARAM QUE A REPRESENTAÇÃO DE `BOM PROFESSOR" ESTÁ FORTEMENTE ALICERÇADA NOS SABERES LIGADOS À CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E HABILIDADES AFETIVAS, AINDA QUE OS ALUNOS SE ASSUMAM, EM ALGUMA MEDIDA, COMO SUJEITOS DO PROCESSO EDUCATIVO. |
Description: | PUC MINAS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1240 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools