Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/968
Título: GEOGRAFIA(S), SABERES, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DE JOVENS ADOLESCENTES
Autor(es): FONSECA, Selva Edilamar Guimarães
GRECO, Fátima Aparecida Da Silveira
Palavras-chave: GEOGRAFIA;VIVÊNCIAS CULTURAIS;SABERES E PRÁTICAS
Data do documento: 2000
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Resumo: ESTA PESQUISA TRATA DA GEOGRAFIA ESCOLAR, DOS APRENDIZES E DAS APRENDIZAGENS. CONSTATANDO QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES TEM SIDO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM APREENDER, ESTE ESTUDO BUSCA DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR, ABORDANDO TEMAS COMO SUJEITO HISTÓRICO-CULTURAL, CULTURA JUVENIL, MÍDIA, LUGAR, MUNDO E MUNDIALIZAÇÃO. ANALISADO A GEOGRAFIA COMO UM SABER E UM PRÁTICA EM MOVIMENTO E CONSTITUINDO OS ALUNOS DA ÚLTIMA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUJEITOS DESTA ANÁLISE, FOCALIZO SUAS PRÁTICAS ESPACIAIS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR. DELINEANDO O SER ALUNO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES, NO SEU PROCESSO DE ADOLESCER E SER/ESTAR JOVEM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, SÃO MAPEADOS OS LUGARES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO POR ONDE ESSES JOVENS ADOLESCENTES ENTRE 14 E 17 ANOS, HETEROGÊNEOS SOCIOCULTURALMENTE, MORADORES DE DIFERENTES BAIRROS, VIVENCIAM SEU TEMPO, SEU ESPAÇO E SEU MUNDO E ANALISA-SE A LEITURA QUE ESSES ALUNOS, ENTRE A 5ª E A 8ª SÉRIE, FAZEM DA GEOGRAFIA ENSINADA E APRENDIDA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. A CONFIGURAÇÃO DE UMA REDE MULTICULTURAL DE REFERÊNCIAS IDENTITÁRIAS, DE LINGUAGENS, DISCURSOS `PEDAGÓGICOS` E EXPRESSÕES DA CULTURA JUVENIL PRESENTE NA GEOGRAFIA VIVIDA POR ESSES JOVENS ADOLESCENTES CONTRASTA COM A LINGUAGEM, PRÁTICAS E CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA DO CURRÍCULO ESCOLAR, FORNECENDO PISTAS PARA COMPREENDER POR QUE OS JOVENS ADOLESCENTES EVIDENCIAM QUE, EMBORA RECONHECÇAM A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA, ESTA DISCIPLINA NÃO DESPERTA SEU INTERESSE. ESSE DESCOMPASSO DE TEMPO-ESPAÇO ENTRE O MUNDO FORA E O DENTRO DA ESCOLA EXPÕE A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES CURRICULARES DE FORMA-CONTEÚDO, TEORIA-PRÁTICA, ESPECIALMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, COM O OBJETIVO DE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-ALUNO E CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COERENTE COM O TEMPO-ESPAÇO DOS JOVENS ADOLESCENTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO PARA POSSIBILITAR-LHES SUPERAR O SABER DE SENSO COMUM DIANTE DAS REALIDADES APARENTES DO ESPAÇO SOCIAL.
Descrição: UFU
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/968
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador