Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/966
Título: MULTIPLICANDO OS PONTOS DE VISTA SOBRE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: ESTUDO COMPARATIVO DO CLIMA ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE
Autor(es): GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira
COSTA, Paulo Roberto Da
Palavras-chave: VIOLÊNCIA NA ESCOLA;ESTUDO COMPARATIVO;ESCOLA PÚBLICA
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumo: O PRESENTE TRABALHO CONTÉM OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE, SELECIONADAS, ENTRE OUTRAS, POR TEREM SIDO ALVO DE INTERVENÇÕES DIRETAS E SISTEMATIZADAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM FUNÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA QUE APRESENTAVAM. UTILIZANDO INFORMAÇÕES DO BANCO DE DADOS DO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR, QUE CONTÉM OS REGISTROS DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM ESCOLAS DE TODA A REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, DOS LEVANTAMENTOS FEITOS PELO PROJETO REDE PELA PAZ E, AINDA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIRETA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS NESTES DOIS ESTABELECIMENTOS, DESENVOLVEMOS UMA ANÁLISE COMPARATIVA CUJO PRINCIPAL OBJETIVO FOI INVESTIGAR COMO O CLIMA ESCOLAR ESTARIA INTERFERINDO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA VIOLÊNCIA EM SUAS ESCOLAS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS DO SENTIMENTO DE INSEGURANÇA SOBRE O DESEMPENHO DESTES ATORES. ENTRE OS COMPONENTES DO CLIMA ESCOLAR ANALISAMOS A LOCALIZAÇÃO, A ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS, A LIDERANÇA DA ESCOLA, AS RELAÇÕES ENTRE OS ALUNOS E ENTRE ESTES E OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM AÍ, BUSCANDO COMPREENDER COMO ESTES AGENTES PERCEBEM E INTERAGEM COM A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR. FOI DE EXTREMA IMPORTÂNCIA CONFRONTAR OS ÍNDICES DO CLIMA ESCOLAR COM OS INDICADORES EDUCACIONAIS FORNECIDOS PELOS DADOS DO SAEB E DO SIMAVE, QUE NOS INFORMAM SOBRE AS CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS DOS ALUNOS E A CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS EM RELAÇÃO À SUA EFICIÊNCIA NO APRENDIZADO, POIS ISTO POSSIBILITOU COLOCAR À PROVA ALGUMAS HIPÓTESES ENCONTRADAS NA LITERATURA SOBRE A VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR.
Descrição: BIBLITOECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/966
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf608.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador