Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/953
Title: SER ADOLESCENTE: O QUE ALUNOS DE 8ª SÉRIE PENSAM SOBRE A ESCOLA
Authors: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso De
LIMA, Carlos Augusto Rodrigues
Keywords: ADOLESTENTES;ESCOLA;SALA DE AULA;WALLON
Issue Date: 2005
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Abstract: A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO COMPREENDER COMO OS ALUNOS DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO SIGNIFICAM A ADOLESCÊNCIA E O QUE PENSAM SOBRE ESCOLA: DO QUE GOSTAM NA ESCOLA EM QUE ESTUDAM, O QUE É ESCOLA E O ESPAÇO DE SALA DE AULA, E QUAL SERIA A ESCOLA IDEAL. O ESTUDO SE JUSTIFICA PORQUE HÁ POUCAS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE TRATAM DO TEMA EM QUESTÃO, PREOCUPANDO-SE, EM SUA MAIORIA, COM ASPECTOS RELACIONADOS AO COGNITIVO E DISCIPLINAR DOS ALUNOS, E PORQUE PRECISAMOS CONHECER MAIS SOBRE OS SENTIMENTOS DOS ALUNOS PARA COM A ESCOLA, NO INTUITO DE COMPREENDER A RELAÇÃO COM O SABER QUE ESSES APRESENTAM E BUSCAR PISTAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS EFICAZ. A COLETA DE DADOS ENVOLVEU UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS QUE FOI APLICADO A 172 ALUNOS, CUJA IDADE MÉDIA É DE 14 ANOS. ESTANDO OS SUJEITOS DESSA PESQUISA, TEORICAMENTE, NA ADOLESCÊNCIA, OS DADOS DESSA QUESTÃO FORAM ANALISADOS SEGUNDO A PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON. AS CONCLUSÕES APONTAM PARA UM SENTIMENTO DE ADOLESCÊNCIA COMO FASE DE LIBERDADE E DE DESCOBERTAS. OS ALUNOS PERCEBEM QUE HÁ NECESSIDADE DE TER RESPONSABILIDADE, PORÉM, ENTENDEM COMO SENDO A FASE MAIS FELIZ DA VIDA (HORA DE CURTIR ). NESSE CONTEXTO, A ESCOLA ASSUME UM PAPEL DE LUGAR EM QUE SE APRENDE, ASSOCIADO A UMA VISÃO DE LOCAL DE RELACIONAMENTOS, MUITAS VEZES CONFUNDIDA COMO A SUA 2ª CASA. NO QUE DIZ RESPEITO À SALA DE AULA, OS ALUNOS A PERCEBEM COMO SENDO UM LOCAL DE EXTENSÃO DA SALA DE ESTAR (RELACIONAMENTOS) OU COMO UM LOCAL DE CUMPRIR SEU PAPEL COMO ALUNO (PRESTAR A ATENÇÃO, FAZER O QUE O PROFESSOR QUER). HÁ, POR PARTE DOS ALUNOS, UM SENTIMENTO PARA COM A ESCOLA NA QUAL ESTÃO INSERIDOS, DE FELICIDADE, DE RESPEITO, DE SER UM ALUNO VISTO POR TODOS INTEGRALMENTE, OU SEJA, DE SATISFAÇÃO. A ESCOLA DOS SONHOS ASSUME, PARA MUITOS, CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA EM QUE ESTUDAM.
Description: PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/953
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf794.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools