Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/953
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso Dept_BR
dc.contributor.authorLIMA, Carlos Augusto Rodriguespt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:14Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:14Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/953-
dc.descriptionPUCSPpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO COMPREENDER COMO OS ALUNOS DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO SIGNIFICAM A ADOLESCÊNCIA E O QUE PENSAM SOBRE ESCOLA: DO QUE GOSTAM NA ESCOLA EM QUE ESTUDAM, O QUE É ESCOLA E O ESPAÇO DE SALA DE AULA, E QUAL SERIA A ESCOLA IDEAL. O ESTUDO SE JUSTIFICA PORQUE HÁ POUCAS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE TRATAM DO TEMA EM QUESTÃO, PREOCUPANDO-SE, EM SUA MAIORIA, COM ASPECTOS RELACIONADOS AO COGNITIVO E DISCIPLINAR DOS ALUNOS, E PORQUE PRECISAMOS CONHECER MAIS SOBRE OS SENTIMENTOS DOS ALUNOS PARA COM A ESCOLA, NO INTUITO DE COMPREENDER A RELAÇÃO COM O SABER QUE ESSES APRESENTAM E BUSCAR PISTAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS EFICAZ. A COLETA DE DADOS ENVOLVEU UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS QUE FOI APLICADO A 172 ALUNOS, CUJA IDADE MÉDIA É DE 14 ANOS. ESTANDO OS SUJEITOS DESSA PESQUISA, TEORICAMENTE, NA ADOLESCÊNCIA, OS DADOS DESSA QUESTÃO FORAM ANALISADOS SEGUNDO A PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON. AS CONCLUSÕES APONTAM PARA UM SENTIMENTO DE ADOLESCÊNCIA COMO FASE DE LIBERDADE E DE DESCOBERTAS. OS ALUNOS PERCEBEM QUE HÁ NECESSIDADE DE TER RESPONSABILIDADE, PORÉM, ENTENDEM COMO SENDO A FASE MAIS FELIZ DA VIDA (HORA DE CURTIR ). NESSE CONTEXTO, A ESCOLA ASSUME UM PAPEL DE LUGAR EM QUE SE APRENDE, ASSOCIADO A UMA VISÃO DE LOCAL DE RELACIONAMENTOS, MUITAS VEZES CONFUNDIDA COMO A SUA 2ª CASA. NO QUE DIZ RESPEITO À SALA DE AULA, OS ALUNOS A PERCEBEM COMO SENDO UM LOCAL DE EXTENSÃO DA SALA DE ESTAR (RELACIONAMENTOS) OU COMO UM LOCAL DE CUMPRIR SEU PAPEL COMO ALUNO (PRESTAR A ATENÇÃO, FAZER O QUE O PROFESSOR QUER). HÁ, POR PARTE DOS ALUNOS, UM SENTIMENTO PARA COM A ESCOLA NA QUAL ESTÃO INSERIDOS, DE FELICIDADE, DE RESPEITO, DE SER UM ALUNO VISTO POR TODOS INTEGRALMENTE, OU SEJA, DE SATISFAÇÃO. A ESCOLA DOS SONHOS ASSUME, PARA MUITOS, CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA EM QUE ESTUDAM.pt_BR
dc.format.extent813124 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectSALA DE AULApt_BR
dc.subjectWALLONpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleSER ADOLESCENTE: O QUE ALUNOS DE 8ª SÉRIE PENSAM SOBRE A ESCOLApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf794.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools