Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/953
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso De | pt_BR |
dc.contributor.author | LIMA, Carlos Augusto Rodrigues | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:14Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:14Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/953 | - |
dc.description | PUCSP | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO COMPREENDER COMO OS ALUNOS DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO SIGNIFICAM A ADOLESCÊNCIA E O QUE PENSAM SOBRE ESCOLA: DO QUE GOSTAM NA ESCOLA EM QUE ESTUDAM, O QUE É ESCOLA E O ESPAÇO DE SALA DE AULA, E QUAL SERIA A ESCOLA IDEAL. O ESTUDO SE JUSTIFICA PORQUE HÁ POUCAS PESQUISAS ACADÊMICAS QUE TRATAM DO TEMA EM QUESTÃO, PREOCUPANDO-SE, EM SUA MAIORIA, COM ASPECTOS RELACIONADOS AO COGNITIVO E DISCIPLINAR DOS ALUNOS, E PORQUE PRECISAMOS CONHECER MAIS SOBRE OS SENTIMENTOS DOS ALUNOS PARA COM A ESCOLA, NO INTUITO DE COMPREENDER A RELAÇÃO COM O SABER QUE ESSES APRESENTAM E BUSCAR PISTAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS EFICAZ. A COLETA DE DADOS ENVOLVEU UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS QUE FOI APLICADO A 172 ALUNOS, CUJA IDADE MÉDIA É DE 14 ANOS. ESTANDO OS SUJEITOS DESSA PESQUISA, TEORICAMENTE, NA ADOLESCÊNCIA, OS DADOS DESSA QUESTÃO FORAM ANALISADOS SEGUNDO A PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON. AS CONCLUSÕES APONTAM PARA UM SENTIMENTO DE ADOLESCÊNCIA COMO FASE DE LIBERDADE E DE DESCOBERTAS. OS ALUNOS PERCEBEM QUE HÁ NECESSIDADE DE TER RESPONSABILIDADE, PORÉM, ENTENDEM COMO SENDO A FASE MAIS FELIZ DA VIDA (HORA DE CURTIR ). NESSE CONTEXTO, A ESCOLA ASSUME UM PAPEL DE LUGAR EM QUE SE APRENDE, ASSOCIADO A UMA VISÃO DE LOCAL DE RELACIONAMENTOS, MUITAS VEZES CONFUNDIDA COMO A SUA 2ª CASA. NO QUE DIZ RESPEITO À SALA DE AULA, OS ALUNOS A PERCEBEM COMO SENDO UM LOCAL DE EXTENSÃO DA SALA DE ESTAR (RELACIONAMENTOS) OU COMO UM LOCAL DE CUMPRIR SEU PAPEL COMO ALUNO (PRESTAR A ATENÇÃO, FAZER O QUE O PROFESSOR QUER). HÁ, POR PARTE DOS ALUNOS, UM SENTIMENTO PARA COM A ESCOLA NA QUAL ESTÃO INSERIDOS, DE FELICIDADE, DE RESPEITO, DE SER UM ALUNO VISTO POR TODOS INTEGRALMENTE, OU SEJA, DE SATISFAÇÃO. A ESCOLA DOS SONHOS ASSUME, PARA MUITOS, CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA EM QUE ESTUDAM. | pt_BR |
dc.format.extent | 813124 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | ADOLESTENTES | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | SALA DE AULA | pt_BR |
dc.subject | WALLON | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | SER ADOLESCENTE: O QUE ALUNOS DE 8ª SÉRIE PENSAM SOBRE A ESCOLA | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools