Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/952
Título : LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM COOPERATIVAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Autor : KONDER, Leandro Augusto Marques Coelho
SALLES, Inês Cristina Di Mare
Palabras clave : INCLUSÃO;EDUCAÇÃO ESPECIAL;COOPERATIVAS
Fecha de publicación : 2006
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Resumen : O ESTUDO INVESTIGOU O PROCESSO DE ATENÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS COOPERATIVAS, UMA DE ENSINO REGULAR E OUTRA ESPECIAL. BUSCOU LEVANTAR AS CONCEPÇÕES DE MUNDO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES COM O PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO SÓCIO-HISTÓRICO, A QUAL ACENTUA A RELEVÂNCIA SOCIAL NO UNIVERSO CIENTÍFICO. ASSIM, O DIÁLOGO COM OS TRABALHADORES, A OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS E A ANÁLISE DOCUMENTAL SE ARTICULOU AOS ESTUDOS TEÓRICOS PARA EXPLICITAR AS CONTRADIÇÕES DA PRÁXIS, EM UMA ESPIRAL ENTRE O PARTICULAR E O UNIVERSAL. A CONTRIBUIÇÃO DE BAKHTIN NORTEOU O ESTUDO FAZENDO EMERGIR O TEXTO E O CONTEXTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA RELAÇÃO ATIVA ENTRE A PESQUISADORA E OS SUJEITOS DA PESQUISA. COMPÕEM ESTA INTERLOCUÇÃO OS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SOB A ÓTICA DA LITERATURA DE BASE MARXISTA. A PESQUISA EVIDENCIOU COMO LIMITE PRINCIPAL OS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS E A INSIPIÊNCIA DO PRÓPRIO RAMO DO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL. DEMONSTRANDO QUE ESTAS DIFICULDADES INTERFEREM NA REMUNERAÇÃO DOS COOPERADOS, DESAFIANDO A MANUTENÇÃO DESTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM TERMOS DE POTENCIALIDADES FOI EXPLICITADA A AFINIDADE ENTRE OS PRINCÍPIOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E DA AUTOGESTÃO COM OS IDEAIS DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. EM RELAÇÃO AO PROJETO PEDAGÓGICO, A CENTRALIDADE NOS EM SENDO APRIMORADA E AVALIADA COMO FUNDAMENTAL PARA OS AVANÇOS NO NÍVEL DOS VÍNCULOS SOCIAIS E NA APRENDIZAGEM FORMAL DE TODOS, NÃO SÓ DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS
Descripción : DBD CENTRAL
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/952
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf673.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador