Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/946
Título: A RELAÇÃO COM O SABER DE ALUNOS DE UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
Autor(es): PAIXAO, Lea Pinheiro
REBEL, Sandra Maria Cavalcanti
Palavras-chave: RELAÇÃO COM O SABER;FORMAÇÃO DE PROFESSORES;CURSO NORMAL
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Resumo: NESTE ARTIGO PROCURO EXPOR A TEORIA DESENVOLVIDA PELO PESQUISADOR FRANCÊS BERNARD CHARLOT SOBRE A RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. TENHO COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS ASPECTOS DESTA TEORIA QUE CONSIDERO IMPORTANTES PARA A PRÁTICA DOCENTE. UTILIZO-ME DE DEPOIMENTOS DE ALUNOS PARA EXEMPLIFICAR AS PRINCIPAIS NOÇÕES TEÓRICAS. NESTES RELATOS SÃO OBSERVADOS OS DIFERENTES SIGNIFICADOS QUE O ATO DE APRENDER PODE REPRESENTAR E AS DIFERENTES EXPECTATIVAS QUE O JOVEM TRAZ EM RELAÇÃO À ESCOLA. EXPONHO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR AS HISTÓRIAS SINGULARES PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. VENHO VALORIZANDO A PRÁTICA DOCENTE DIALÓGICA NO SENTIDO DE CONHECER E INTERPRETAR O QUE O ALUNO PENSA DA ESCOLA, DOS PROFESSORES, DO PROCESSO DE APRENDER. APONTO PARA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR ADOTAR UMA POSTURA INVESTIGADORA EM RELAÇÃO À SUA PRÓPRIA PRÁTICA COM O OBJETIVO DE REVÊ-LA E VERIFICAR SE ELA ESTÁ FAVORECENDO A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA E EM RELAÇÃO À ESCOLA. ENFIM, PROCURO MOSTRAR QUE É IMPORTANTE ENTENDER O COMPORTAMENTO DO ALUNO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO COM O SABER.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/946
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf426.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador