Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/940
Título: OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MEDIANTE O PROBLEMA DAS VIOLÊNCIAS ESCOLARES EM FLORIANÓPOLIS, NO PERÍODO DE 1991 A 2002
Autor(es): REIS, Carlos Eduardo Dos
WAGNER, Ednéia
Palavras-chave: VIOLÊNCIA;EDUCADORES;ADOLESCENTES INFRATORES
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Resumo: ESTE TRABALHO ANALISA AS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS, CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, REGISTRADAS NO 6º DISTRITO POLICIAL DE PROTEÇÃO À MULHER E AO MENOR INFRATOR. DESVELA COMO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PASSAM A INTEGRAR O CENÁRIO DINÂMICO DAS VIOLÊNCIAS. EVIDENCIA, SEM ESQUECER O CONTEXTO POLÍTICO, CULTURAL E ECONÔMICO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, COMO A ESCOLA PRODUZ E REPRODUZ EM SUA TRAMA POLÍTICO-PEDAGÓGICA AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIAS. TRÁS MÚLTIPLOS ENUNCIADOS, COMO: AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIAS QUE ATINGEM AS ESCOLAS E OS EDUCADORES, QUEM COMUNICA OS FATOS NA DELEGACIA, AS MEDIDAS TOMADAS DIANTE DAS VIOLÊNCIAS, QUEM SÃO OS ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS, E QUAL A POSIÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA DIANTE DAS VIOLÊNCIAS. A RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS COM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VITIMIZADOS E MODO COMO AS ESCOLAS LIDAM COM OS CONFLITOS APARECEREM CARREGADOS DE JUÍZOS DE VALORES, REVELANDO QUE MUITO SE DEVE AVANÇAR TANTO NA TEORIA QUANTO NA PRÁTICA.
Descrição: BU
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/940
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf586.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador