Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/936
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ANALFABETISMO NA PERSPECTIVA DE JOVENS E ADULTOS NÃO-ALFABETIZADOS
Autor(es): GALVÃO, Afonso Celso Tanus
ALMEIDA, Patrícia Teixeira De
Palavras-chave: ALFABETISMO;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;EDUCAÇÃO
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
Resumo: O ANALFABETISMO É UM FENÔMENO MULTIFACETADO QUE SE CONFUNDE COM A ORGANIZAÇÃO HISTÓRICA DA ESTRUTURA SOCIAL BRASILEIRA, APARTADA E EXCLUDENTE, QUE NEGOU A CERTOS GRUPOS O DIREITO À ALFABETIZAÇÃO. ENTRETANTO, A SOCIEDADE AINDA NÃO AFIRMOU A SUA RESPONSABILIDADE PELO FENÔMENO, MARCANDO O ANALFABETO COMO GERADOR DO PROBLEMA E O ANALFABETISMO COMO ENFERMIDADE SOCIAL. O PRESENTE ESTUDO FOI MOTIVADO PELO DESEJO DE SE INVESTIGAR SE OS ANALFABETOS REPRODUZEM ESSA IDEOLOGIA. POR MEIO DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS E DE GRUPOS FOCAIS, PROCUROU-SE IDENTIFICAR REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ANALFABETISMO COMPARTILHADAS E VIVENCIADAS POR JOVENS E ADULTOS NÃO-ALFABETIZADOS, RESIDENTES NA VILA ESTRUTURAL DO DISTRITO FEDERAL, E OS MOTIVOS QUE PODEM LEVÁ-LOS À ALFABETIZAÇÃO. OS RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS, PRINCIPALMENTE, COM BASE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, E NO PENSAMENTO DE FREIRE E FERREIRO SOBRE ALFABETIZAÇÃO. AS FALAS DOS ENTREVISTADOS REVELARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DESSE GRUPO NÃO SE CONSTITUEM APENAS EM REPRODUÇÕES IDEOLÓGICAS, DE SUJEITOS PASSIVOS, MAS QUE AS PESSOAS DEIXAM SUAS MARCAS NOS SABERES COMPARTILHADOS SOBRE O ANALFABETISMO. DENTRE OS MOTIVOS QUE PODEM LEVAR O GRUPO À ALFABETIZAÇÃO, DESTACAM-SE A SOBREVIVÊNCIA E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, QUE PODE SE VIABILIZAR PELO ACESSO AO EMPREGO. TAMBÉM MOVE ESSAS PESSOAS À CONQUISTA DA AUTONOMIA, A CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTIMA E O DESEJO DE SEREM ACEITAS NO GRUPO AO QUAL PERTENCEM. EMBORA TENHAM APRESENTADO IMAGENS NEGATIVAS DA PESSOA NÃO-ALFABETIZADA, ESTIGMATIZADA PELO ANALFABETISMO, POBREZA E DESEMPREGO, REVELARAM A CRENÇA NA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVEREM-SE. O ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ANALFABETISMO REVELOU-SE IMPORTANTE PARA O PLANEJAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE ATIVIDADES ALFABETIZADORAS E PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. UMA DAS CONSIDERAÇÕES DEIXADAS POR ESTE TRABALHO É A URGÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE SUBSTITUAM A CULPABILIZAÇÃO DOS ANALFABETOS PELA RESPONSABILIDADE SOCIAL PELO ANALFABETISMO.
Descrição: CAMPUS II
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/936
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador