Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/934
Título: ERA UMA VEZ UMA ESCOLA
Autor(es): SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli
ARAUJO, Marilse Terezinha De
Palavras-chave: ESCOLA PÚBLICA;DISCIPLINA;LITERATURA;SEGUNDO GRAU;FOUCA
Data do documento: 2001
Editor: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Resumo: ESTUDO DE CASO, COM ALUNOS DO 2º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE 2º GRAU, INDAGANDO QUAIS FORAM AS LEMBRANÇAS MAIS IMPORTANTES DESSA VIVÊNCIA ESCOLAR DE 11 ANOS. OS DEPOIMENTOS FORAM RECORTADOS SEGUNDO OS SEGUINTES ASPECTOS: ESCOLA COMO LUGAR DA CONVIVÊNCIA (MAIS IMPORTANTE PARA OS ALUNOS); ESCOLA COMO LUGAR DE ENSINAR E APRENDER (FUNÇÃO DA ESCOLA, CONSENSUALMENTE RECONHECIDA) E OS VÁRIOS LUGARES DA DISCIPLINA (CONCLUSÃO QUE ACRESCENTA AS NORMAS DISCIPLINARES DA ESCOLA, AS DEFINIÇÕES DE BOM/MAU ALUNO E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO, ÀS QUESTÕES TRATADAS, ANTERIORMENTE. CONCLUSÕES- 1ª: A DISCIPLINA (CONCEITO ANCORADO EM MICHEL FOUCAULT) PRESIDE A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS. A ESCOLA PESQUISADA É EMBLEMÁTICA DESSA ORGANIZAÇÃO; 2ª: ESSA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DISCIPLINAR SOBREVIVE HÁ MAIS DE UM SÉCULO. ESSA AFIRMAÇÃO RESULTA DA COMPARAÇÃO ENTRE OS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS E TRECHOS RECORTADOS DO LIVRO O ATENEU DE RAUL POMPÉIA, ESCRITO EM 1888. O NARRADOR É SÉRGIO, ALUNO DESSE INTERNATO.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/934
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador