Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/930
Título : | OS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS POR PROFESSORES, PAIS E ALUNOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS: UM ESTUDO DE CASO EM PORTO ALEGRE/RS |
Autor : | TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva OYARZABAL, Graziela Macuglia |
Palabras clave : | ANÁLISE DO DISCURSO;ESCOLA POR CICLOS;ENSINO PÚBLICO |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumen : | A PRESENTE PESQUISA, UM ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA E DIALÉTICA, SOB O REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE DISCURSO DE LINHA FRANCESA SISTEMATIZADA POR MICHEL PÊCHEUX, TEVE POR OBJETIVO GERAL CONHECER OS SENTIDOS DISCURSIVOS ENUNCIADOS NA ATUALIDADE PELOS PROFESSORES ATUANTES, PAIS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS. HOUVE A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM SEIS PROFESSORAS ATUANTES EM TURMAS DE I E II CICLOS, BEM COMO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO JUNTO A DEZOITO ALUNOS DE TURMAS DE II E III CICLOS E A QUATRO RESPONSÁVEIS POR ALUNOS MATRICULADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA REGIÃO LESTE DE PORTO ALEGRE/RS. APÓS A FORMAÇÃO DESSE CORPUS EMPÍRICO, FORAM ANALISADAS DIVERSAS SEQÜÊNCIAS DISCURSIVAS QUE MOSTRARAM PELO JOGO ENTRE A MATERIALIDADE (INTRADISCURSO) E A MEMÓRIA DISCURSIVAS (INTERDISCURSO) O PROCESSO DE FILIAÇÃO (OU NÃO) DAS PROFESSORAS, DOS PAIS E DOS ALUNOS À ESCOLA POR CICLOS PELOS EFEITOS DE SENTIDOS CONSTITUTIVOS DO SEU DIZER. FOI CONFIRMADA A TESE PRINCIPAL DE QUE HÁ CONTRADIÇÕES ENTRE OS SENTIDOS DISCURSIVOS DE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS ENUNCIADOS SOBRE A ESCOLA POR CICLOS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE NA ATUALIDADE. CONCLUIU-SE, ENTRE OUTROS ASPECTOS, QUE OS CICLOS CORRESPONDEM À DENÚNCIA DA LÓGICA EXCLUDENTE PELA QUAL HISTORICAMENTE A ESCOLA TEM SIDO RESPONSÁVEL. PORTANTO, A IMPLANTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO POR CICLOS CORRESPONDE A UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA A UMA FORÇA CONTRÁRIA HEGEMÔNICA E, POR CONSEQÜÊNCIA, NÃO FUNCIONARÁ PERFEITAMENTE. |
Descripción : | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/930 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 679.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador