Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/927
Título : ESCOLA, JUVENTUDE E POLÍTICA SOCIAL: ESTUDANDO OS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor : CARVALHO, José Carmelo Braz De
NETO, Miguel Farah
Palabras clave : PARTICIPAÇÃO JUVENIL;COMUNIDADE;POLÍTICA SOCIAL;ESCOLA
Fecha de publicación : 2002
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Resumen : ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E POLÍTICAS SOCIAIS PARA A JUVENTUDE, NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, DESENVOLVIDO EM ESTABELECIMENTOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO NO ANOS DE 2000 E 2001 E BASEADO NA OFERTA, NO ESPAÇO ESCOLAR, DE OPÇÕES DE LAZER, ESPORTE E CULTURA, NOS FINS DE SEMANA, PARA JOVENS E COMUNIDADES SUJEITOS A SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. COM BASE EM AUTORES COMO SPOSITO, ABRAMO, PERALVA, DAYRELL, PARO, ARROYO E CANDAU, ENTRE OUTROS, LEVANTAM-SE QUESTÕES RELATIVAS AOS TEMAS DA ESCOLA, DA JUVENTUDE, DA VIOLÊNCIA E DAS POLÍTICAS SOCIAIS, DE FORMA A PROCEDER AO ESTUDO EM PAUTA SEGUNDO PERSPECTIVAS E REFERÊNCIAS ATUAIS. O PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, OBJETO DE RECENTE AVALIAÇÃO REALIZADA PELA UNESCO, É AQUI ESTUDADO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO E DO APROFUNDAMENTO DE DOIS EIXOS ESPECÍFICOS: A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO E NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES A ELE INERENTES. PARA TANTO, OPTA-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA, QUE TEM COMO NÚCLEO O ESTUDO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS PRODUZIDOS PELA UNESCO SOBRE O PROGRAMA E SEUS RESULTADOS, BEM COMO DE TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS E DE GRUPOS FOCAIS JUNTO A DISTINTOS AGENTES, ALÉM DE REGISTROS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO. AO CONCLUIR SOBRE AS DIFICULDADES DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E SOBRE LIMITAÇÕES EXISTENTES NA CONCEPÇÃO DO PROGRAMA FACE ÀS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA, O ESTUDO LANÇA ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A PERTINÊNCIA DE POLÍTICAS SOCIAIS DESSA NATUREZA E ALERTA PARA A NECESSIDADE DE SE AMPLIAREM OS ESTUDOS SOBRE O TEMA.
Descripción : BIBLIOTECA SETORIAL DO CTCH
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/927
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf600.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador