Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/897
Título: AUTO-ESTIMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(es): RODRIGUES, Janine Marta Coelho
CABRAL, Marta Lúcia De Souza
Palavras-chave: AUTOESTIMA;ENSINO-APRENDIZAGEM;ASPIRAÇÕES;ATITUDE
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA
Resumo: O presente estudo objetivou um maior entendimento da auto-estima e a necessidade de se analisar suas implicações no processo ensino-aprendizagem numa população de alunos adolescentes, relacionadas ao conceito acadêmico pessoal e social (pais, professores e amigos), ao número de reprovações, às aspirações, às expectativas e, às atitudes, face ao estudo e a futura profissão. Tudo isso orientou o problema deste estudo. Para tanto, elegeu-se uma amostra de 40 (quarenta) alunos das primeiras séries do ensino médio de uma escola pública, de ambos os sexos, com idade variando entre 14 e 20 anos. Quanto à metodologia utilizada optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários. Os resultados revelaram que, apesar das reprovações os alunos apresentaram a auto-estima variando entre média e alta. Portanto, eles se estimam e têm um conceito acadêmico pessoal e social de um bom estudante. Suas aspirações, expectativas e atitudes, face aos estudos revelaram que seus objetivos estão direcionados a cursar a universidade e acham que exercerão a profissão que desejam no futuro.
Descrição: Biblioteca da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/897
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf231.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador