Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/870
Título : | A CULTURA JOVEM E AS SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
Autor : | SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira Dos Santos GÖEDERT, Rosicler Terezinha |
Palabras clave : | CULTURA JUVENIL;EDUCAÇÃO FÍSICA;ESCOLARIZAÇÃO |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
Resumen : | A INTENÇÃO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI PROBLEMATIZAR COMO SE ESTABELECE A PRESENÇA DE DETERMINADAS PRÁTICAS CULTURAIS JUVENIS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DETERMINADO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. FORAM OBSERVADAS AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONJUNTO COM AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CURITIBA, PARANÁ/BR. A INVESTIGAÇÃO TRATOU DO SIGNIFICADO DA CULTURA JOVEM NA CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR. BUSCOU A COMPREENSÃO DA JUVENTUDE ENQUANTO CATEGORIA SÓCIO-HISTÓRICA E CULTURAL, OBSERVANDO AS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DO SUJEITO JOVEM ESCOLAR (EDWARDS, 1997, CHARLOT, 2000) E O RECONHECIMENTO DE SUA CONDIÇÃO DE JOVEM (BOURDIEU,1980,MARGULIS,2000) FRENTE ÀS PRÁTICAS ESCOLARES NA CONSTITUIÇÃO DO CÓDIGO DISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA (FERNÁNDEZ CUESTA,1998). PARA TAL, UTILIZOU-SE DA ANÁLISE DO MATERIAL EMPÍRICO PRODUZIDO NAS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES, ENTREVISTAS E ANÁLISE DE DOCUMENTOS, O QUE CONFIGUROU EM UM ESTUDO DE CASO, COM CARACTERÍSTICAS ETNOGRÁFICAS. OLHOU-SE PARA A ESCOLA PÚBLICA COMO ESPAÇO DA EXPERIÊNCIA, A MODA DE DUBET (1994), O QUE PERMITIU VERIFICAR DE QUE MANEIRA ESTE ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA SOCIAL DESENVOLVEU DETERMINADAS AÇÕES E PÕE EM PRÁTICA CERTAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS COM A CULTURA JUVENIL, NO CASO, A CONDIÇÃO QUE A JUVENTUDE VIVE A SUA CULTURA VIA PRÁTICA ESPORTIVA, ESPECIFICAMENTE O FUTEBOL, E A RECEPTIVIDADE QUE OS DOCENTES E A PRÓPRIA CULTURA DA ESCOLA TÊM COM ESTE FENÔMENO, CARACTERIZADO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, COMO UM DOS ELEMENTOS FORJADORES DAS POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE E TAMBÉM CONSTITUTIVO DO CÓDIGO DISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.CONSTATA-SE QUE HÁ UMA IDENTIFICAÇÃO E NÃO UMA IDENTIDADE ENTRE OS SABERES ESCOLARES E A CULTURA JUVENIL, A QUAL É ASSUMIDA COMO NATURAL PELOS SUJEITOS ESCOLARES PRODUZINDO DETERMINADAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CUJOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS GERAM E MOVIMENTAM A CULTURA DA ESCOLA, REPRODUZINDO CERTOS MECANISMOS PRÓPRIOS DE UMA CERTA CULTURA POLÍTICA. |
Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPR |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/870 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 789.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador