Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/843
Título : PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO NA ESCOLA
Autor : GONÇALVES, Eustáquia Salvadora De Sousa; Luiz Alberto Oliveira
SILVA, Fabrine Leonardo
Palabras clave : PRATICAS CORPORAIS;MOVIMENTO;ESCOLA
Fecha de publicación : 2004
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumen : O OBJETIVO CENTRAL DESSE TRABALHO É ESTUDAR AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR, A FORMA COMO SÃO PRODUZIDAS POR PROFESSORES E ALUNOS. O ESTUDO FOI REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE ENTRE OS MESES DE AGOSTO E NOVEMBRO DE 2002. A COLETA DOS DADOS ENVOLVEU A COMBINAÇÃO ENTRE A OBSERVAÇÃO DIRETA, EM CAMPO E EM TEMPO PRESENTE, A ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COM ALGUNS ALUNOS DA ESCOLA, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS COMO DIÁRIO DE CLASSE, REGULAMENTOS DOS JOGOS ESTUDANTIS DE BELO HORIZONTE E O CADERNO DE PLANEJAMENTO DA PROFESSORA. AS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO OBSERVADAS FORAM AQUELAS PASSÍVEIS DE SEREM REPETIDAS E QUE APRESENTASSEM UMA CERTA TEMPORALIDADE, UMA REGULARIDADE CAPAZ DE NOS PERMITIR REGISTRAR AS INTERAÇÕES NELA CONTIDAS PARA QUE ABSORVÊSSEMOS OS SIGNIFICADOS E AS INTENÇÕES CONSTRUÍDAS; ALÉM DISSO, ERAM PRÁTICAS SOBRE AS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS PUDESSEM DIZER ALGO SOBRE ELAS. A PESQUISA NOS MOSTROU QUE, AO LADO DOS ESFORÇOS COM VISTAS A PROMOVER A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE ALGUMAS DAQUELAS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO, ENCONTRAMOS A MANIFESTAÇÃO DE MUITAS DELAS SEM ESSA PREOCUPAÇÃO DE INCORPORÁ-LAS À CULTURA ESCOLAR (FORQUIN, 1993) NO RECREIO E NO TORNEIO INTERNO DE FUTEBOL. CONTRADIZENDO O QUE DIZEM ALGUNS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, AS MODALIDADES ESPORTIVAS APESAR DE TEREM SE DESTACADO, NÃO APARECERAM DE MANEIRA HOMOGÊNEAS NA ESCOLA. PROFESSORES E ALUNOS RECRIARAM OS ESPAÇOS E AS REGRAS PARA SUA REALIZAÇÃO; REFORÇARAM VALORES DE EXCLUSÃO, DE RIVALIDADE, MAS TAMBÉM ORIENTAM SUA REALIZAÇÃO A PARTIR DA ALEGRIA E DO COMPANHEIRISMO.
Descripción : BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/843
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf684.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador