Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/831
Título: O MUNDO QUE SE EXPLODA, EU TÔ AQUI E DANE-SE O RESTO
Autor(es): CLARETO, Sônia Maria
OLIVEIRA, Flávia Lousada Gravina De
Palavras-chave: MATEMÁTICA;ADOLESCENTES;VIVÊNCIAS ESCOLARES
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Resumo: ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO FOCO CENTRAL A COMPREENSÃO QUE ADOLESCENTES EXPRESSAM ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES, ESPECIALMENTE, SOBRE COMO VÊEM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E, AINDA, SUA PRÓPRIA FORMA DE CONCEBER ESSA CIÊNCIA. A DISSERTAÇÃO ESTÁ CENTRADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO, REALIZADA JUNTO A UM GRUPO DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUIZ DE FORA ?MG. O PROPÓSITO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É PROVOCAR UMA REFLEXÃO QUANTO AO CONHECIMENTO VEICULADO NAS ESCOLAS, EM ESPECIAL O CONHECIMENTO MATEMÁTICO. PARA TAL, PARTE-SE DE UMA DISCUSSÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA ACERCA DE CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA, PASSANDO POR SÓCRATES, PLATÃO, PITÁGORAS E DESCARTES COM VISTA A BUSCAR UMA COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA QUE SE REPENSE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS ESCOLAS. OS ACHADOS DESTE TRABALHO RATIFICAM O PAPEL CENTRAL DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, CONFIRMANDO-SE A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA MELHOR INTERAÇÃO DIALÓGICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, UMA VEZ QUE, PARTINDO-SE DA PREMISSA DO CONHECIMENTO COMO EM CONSTRUÇÃO, TORNA-SE ESSENCIAL OUVIR OS ALUNOS QUE DEVEM VISTOS COMO INTERLOCUTORES NAS QUESTÕES DA SALA DE AULA. ESTA DEVE SE CONSTITUIR COMO UMA ARENA CAPAZ DE PROPORCIONAR A INTERAÇÃO DAS INTERLOCUÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFJF
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/831
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf628.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador