Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/817
Título: | A MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE E AS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL EM SALA DE AULA |
Autor(es): | BZUNECK, José Aloyseo BARBOSA, Andréa Haddad |
Palavras-chave: | MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES;SOCIOCONSTRUTIVISMO |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
Resumo: | A TEORIA E AS PESQUISAS TÊM RESSALTADO A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE SOCIAL DE SALA DE AULA NA MOTIVAÇÃO E NO ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES ESCOLARES. O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR AS ORIENTAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES EM RELAÇÃO COM SUAS PERCEPÇÕES DO CONTEXTO SOCIAL PROPORCIONADO POR PROFESSORES E COLEGAS. DUAS ABORDAGENS TEÓRICAS FORAM USADAS, A SABER, A TEORIA DE METAS DE REALIZAÇÃO E O SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOTSKY. PARTICIPARAM DO ESTUDO 320 ESTUDANTES, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS E RURAIS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DE AUTO-RELATO EM ESCALA LIKERT. AS QUESTÕES RELACIONAVAM-SE ÀS METAS DE REALIZAÇÃO APRENDER E EVITAÇÃO DO TRABALHO NO ESTUDO DE CIÊNCIAS E SUAS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, POR PARTE DOS COLEGAS, ACOLHIMENTO E AJUDA. COMO RESULTADOS FORAM ENCONTRADAS RELAÇÕES POSITIVAS SIGNIFICATIVAS ENTRE A ORIENTAÇÃO À META DE REALIZAÇÃO APRENDER E AS PERCEPÇÕES DE APOIO DO PROFESSOR E, EM MENOR GRAU, ENTRE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER E AJUDA E ACOLHIMENTO POR PARTE DOS COLEGAS. EM CONTRASTE, A ORIENTAÇÃO À META EVITAÇÃO DO TRABALHO APARECEU NEGATIVAMENTE RELACIONADA COM AQUELAS MESMAS VARIÁVEIS. AS ANÁLISES DE REGRESSÃO MOSTRARAM QUE A ORIENTAÇÃO À META APRENDER É PREDITA PELAS PERCEPÇÕES DO APOIO DO PROFESSOR. PREDIÇÕES NEGATIVAS FORAM ENCONTRADAS NO CASO DA ORIENTAÇÃO A META EVITAÇÃO DO TRABALHO COMO VARIÁVEL DEPENDENTE. ALGUMAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS SURGIRAM ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DAS IDÉIAS DO SOCIOCONSTRUTIVISMO DE VYGOSTSKY NOS ESTUDOS QUE VISAM COMPREENDER A MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO COM AS METAS DE REALIZAÇÃO. ALÉM DISSO, DA PRESENTE INVESTIGAÇÃO FORAM EXTRAÍDAS ALGUMAS SUGESTÕES PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL COM ADOLESCENTES. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/817 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 741.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador