Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/798
Título : | ESCOLA DO MEDO: O DISCURSO DOS ATORES EDUCACIONAIS ACERCA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
Autor : | BRENNAND, Edna Gusmão De Goes FILHO, Francisco Bento Da Silva |
Palabras clave : | GLOBALIZAÇÃO;CIDADANIA;VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA |
Resumen : | ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ESTUDAR O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA, A PARTIR DA APREENSÃO E ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA. NESSE SENTIDO, FOI EMPREENDIDA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA VIOLÊNCIA, SOB O PONTO DE VISTA HISTÓRICO, EPISTEMOLÓGICO, CONCEITUAL E COMO AS DIVERSAS CIÊNCIAS A CARACTERIZAM. DEFINIDO O ESTUDO, PRIVILEGIOU-SE UM ENQUADRE SOCIAL E POLÍTICO, ELEGENDO GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA COMO OS BALIZADORES TEÓRICOS. A ESPECIFICIDADE DO FENÔMENO (VIOLÊNCIA NA ESCOLA) LEVOU A UM SUCINTO ESTUDO ACERCA DA EDUCAÇÃO E SEU PAPEL COMO ESPAÇO DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA, NUM CONTEXTO GLOBALIZADO E AS IMPLICAÇÕES DESSE QUADRO PARA O RECRUDESCIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES DA VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. FEZ-SE NECESSÁRIA A EFETIVAÇÃO DE UMA PESQUISA EMPÍRICA DE CORTE TRANSVERSAL. EMPREGOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE INVESTIGAÇÃO E VARIADAS TÉCNICAS PARA CAPTAÇÃO DOS DADOS, OS QUAIS FORAM AGRUPADOS, CODIFICADOS, TRANSCRITOS E, POSTERIORMENTE, ANALISADOS UTILIZANDO-SE DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONSTATOU-SE A INTENSIDADE COM QUE O FENÔMENO SE APRESENTA NO UNIVERSO DAS ESCOLAS PESQUISADAS E QUE A PRÁTICA DOCENTE, COM POUCAS EXCEÇÕES, ALTERNA-SE ENTRE O MEDO, A REPRESSÃO E A EVASIVA, REPRESENTADA PELA DENEGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DO FENÔMENO NAS HOSTES ESCOLARES. COM BASE NOS DISCURSOS, INFERIU-SE A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO, PELOS PROFESSORES, NA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA, MUITO EMBORA SUAS CRÍTICAS TENHAM APONTADO ELEMENTOS PRESENTES NA NOVA FORMATAÇÃO DOS SUJEITOS E COMUNIDADES, SOB OS AUSPÍCIOS DA GLOBALIZAÇÃO QUE, AMBIENTADA PELAS MÁXIMAS NEOLIBERAIS, CARACTERIZA A REESTRUTURAÇÃO DO CAPITALISMO INFORMACIONAL. NA LEITURA DO DISCURSO DOS ALUNOS, VERIFICOU-SE A CONFIRMAÇÃO DA FORMA DE ATUAR DOS PROFESSORES E O ABISMO EXISTENTE ENTRE A CIDADANIA LEGISLADA E A CIDADANIA VIVENCIADA, O PROCESSO GRADUAL E INEXORÁVEL DE CRISE DA ÉTICA E DA SOLIDARIEDADE NAS RELAÇÕES SOCIAIS E QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO VETORES ESTRATÉGICOS NA DERROCADA DESSES VALORES. POR ESSA REALIDADE, CONCLUIU-SE QUE A VIOLÊNCIA NA ESCOLA É UMA REALIDADE COMPLEXA E CONTAMINADA POR TODOS OS CONDICIONANTES DA NOVA ORDEM MUNDIAL, EM SEUS ASPECTOS ESTRUTURAIS E CULTURAIS. FOI SUGERIDO QUE A ESCOLA, POR SEUS QUADROS DOCENTES, EMPREENDA UMA DISCUSSÃO QUE VÁ ALÉM DE APONTAR AS COSTUMEIRAS CAUSAS DA VIOLÊNCIA. NESSE SENTIDO, URGE CAPACITAÇÃO, DISCUSSÃO COM OS SEGMENTOS INTERNOS, ORGANIZAÇÃO E O VISLUMBRE DO POLÍTICO QUE SE INSERE, INDELEVELMENTE, NO PEDAGÓGICO COMO UMA DAS FORÇAS PROPULSORAS NO RESGATE DA CIDADANIA E DA HUMANIZAÇÃO, BANALIZADAS SOB OS NOVOS MECANISMOS GLOBAIS, RECONHECIDOS COMO HISTÓRICOS E, PORTANTO, NÃO DEFINITIVOS. |
Descripción : | PPGE |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/798 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 822.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador