Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/781
Título : | O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR |
Autor : | HOKUMURA, Ignez Harumi OLIVEIRA, José Eduardo Costa De |
Palabras clave : | INDISCIPLINA NA ESCOLA;PRÁTICAS CURRICULARES;EDUCAÇÃO FÍSICA |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA |
Resumen : | COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE OS FATORES RELACIONADOS A INDISCIPLINA ESCOLAR E CARACTERIZAR O ALUNO INDISCIPLINADO, FORAM ENTREVISTADOS INFORMALMENTE 50 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, SP, INDICADOS PELO CONSELHO DA ESCOLA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS DA AMOSTRA RESIDIAM EM BAIRROS DE CLASSE POPULAR, COM PAIS DE POUCA ESCOLARIDADE, DESEMPREGADOS E COM ANTECEDENTES CRIMINAIS. GRANDE PARTE DOS SUJEITOS NÃO TRABALHAVA E JÁ HAVIA PASSADO POR INSTITUIÇÕES CORRECIONAIS. COM RELAÇÃO À ESCOLA, O ÍNDICE DE REPROVAÇÕES POR AUSÊNCIAS ÀS AULAS ERA ELEVADO. ESSES ALUNOS AFIRMARAM SEREM A MERENDA E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS MAIORES ATRATIVOS DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, FORAM APLICADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TRÊS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE INTEGRAR O ALUNO E CONSTRUIR HÁBITOS SAUDÁVEIS DE SAÚDE E HIGIENE E VALORES COMO RESPEITO MÚTUO, RESPONSABILIDADE E COOPERAÇÃO, QUE ILUSTRAM ALTERNATIVAS PARA SE LIDAR COM A QUESTÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. OS RESULTADOS DESSA INTERVENÇÃO APONTAM PARA A POSSIBILIDADE DE SE UTILIZAR A REFERIDA DISCIPLINA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. |
Descripción : | JOSEFINA DE MOURA LACERDA |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/781 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 592.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador