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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/780
Título: | JOVENS DO ENSINO MÉDIO NOTURNO: DEMANDAS EM RELAÇÃO À ESCOLA |
Autor(es): | GIOVANETTI, Maria Amelia Gomes De Castro SILVA, Heslley Machado |
Palavras-chave: | JUVENTUDE;ESCOLA NOTURNA;ENSINO MÉDIO |
Data do documento: | 2000 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
Resumo: | AS DEMANDAS DOS JOVENS DE ENSINO MÉDIO NOTURNO EM RELAÇÃO À ESCOLA, CONSTITUÍRAM O OBJETO DESSA DISSERTAÇÃO. BUSCAMOS CAPTAR A MANEIRA PELA QUAL ESSAS EXPECTATIVAS FORAM CONCEBIDAS. TAMBÉM FORAM ALVOS DE INVESTIGAÇÃO OS PROCESSOS QUE DEVEM TER INFLUENCIADO A CONSTRUÇÃO DESSAS DEMANDAS. PROCURAMOS COMPREENDER COMO O PERFIL DO JOVEM E SUA CONDIÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA TÊM RESSONÂNCIAS NO QUE ELE ESPERA DA ESCOLA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA SUA VIDA. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, DETECTAMOS AS CONSEQÜÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ESPECIALMENTE AS MAIS RECENTES, TANTO NO COTIDIANO QUANTO NA RELAÇÃO QUE O JOVEM ESTABELECE COM A ESCOLA. EM SEGUIDA, BUSCAMOS IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS PESQUISADOS E SUAS DEMANDAS ESPECÍFICAS FRENTE À ESCOLA. ENTRE AS DEMANDAS MANIFESTADAS PELOS JOVENS DESTACAM-SE A NECESSIDADE DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SEJAM ENTRE SI, COM OS PROFESSORES, OU COM O PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA. NOTAMOS, AINDA, A IMPORTÂNCIA DADA PELOS PESQUISADOS AOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS E A NECESSIDADE DE QUE ESTES SEJAM APRESENTADOS DE FORMA ADEQUADA. SEGUNDO OS JOVENS, É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA IMPONHA LIMITES E REGRAS BEM DEFINIDAS, PARA QUE HAJA UMA DISCIPLINA QUE RESULTE EM APRENDIZADO. POR FIM, MANIFESTARAM O DESEJO DE QUE OS PROFESSORES USEM UMA DIDÁTICA APROPRIADA AO SEU PERFIL, QUE PRIME PELA SERIEDADE, PELO DIÁLOGO E, COMO COMPLEMENTO, PELA CRIATIVIDADE. OUVIMOS, ALÉM DISSO, QUE OS JOVENS MOSTRAM-SE INSATISFEITOS COM AS RESPOSTAS DADAS AOS SEUS ANSEIOS, PELOS AGENTES DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE A GRANDE COMPLEXIDADE DOS PROBLEMAS DA ESCOLA NOTURNA SE SOBREPÕEM E INTERAGEM CONTINUAMENTE, DIFICULTANDO MUITO QUALQUER INTERVENÇÃO PARA SOLUCIONÁ-LOS. VIMOS O DESTAQUE DADO PELOS JOVENS AO PAPEL DOS PROFESSORES NA MEDIAÇÃO DESSES PROBLEMAS E PERCEBEMOS QUE DEMONSTRARAM VALORIZÁ-LOS TAMBÉM EM OUTROS ASPECTOS. NOTAMOS O REPÚDIO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR ÀS POLÍTICAS DE NÃO-REPROVAÇÃO E A PERCEPÇÃO, POR PARTE DOS JOVENS, DO ABANDONO EM QUE SE ENCONTRA A ORIENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ENSINO MÉDIO E, ESPECIALMENTE, DOS CURSOS NOTURNOS. O DESEJO DE SER OUVIDO E A COMPROVAÇÃO DE QUE OS JOVENS TEM ALGO A DIZER FOI OUTRO ASPECTO QUE NOS IMPRESSIONOU. FINALMENTE, DETECTAMOS EM SEUS DEPOIMENTOS E DISCUSSÕES QUE A CARÊNCIA DE UMA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR ADEQUADA E DE AULAS PRODUTIVAS FOI UMA QUESTÃO RECORRENTE. DESTACAMOS PORÉM QUE AO SE REFERIREM À ESCOLA, MESMO QUE COM CERTO DESÂNIMO, APRESENTAVAM A ESPERANÇA DE QUE ELA PODERIA CONTRIBUIR PARA O SEU CRESCIMENTO PESSOAL. |
Descrição: | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/780 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
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