Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/777
Título: | A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSOENSINO- APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
Autor(es): | CRAIDY, Carmem Maria SANTOS, Josivaldo Constantino |
Palavras-chave: | PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM;AUTONOMIA;PARTICIPAÇÃO |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | NESTE ESTUDO, DE CARÁTER ETNOGRÁFICO, FOI INVESTIGADO O PROCESSO PARTICIPATIVO ENQUANTO TOMADA DE DECISÃO E CONDIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM QUE OCORRE NA ESCOLA E ESPECIALMENTE NO INTERIOR DA SALA DE AULA. PARTINDO DE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS COM OS ALUNOS, O AUTOR (PESQUISADOR), ENTENDE QUE É POSSÍVEL PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVA E EFETIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, E PORTANTO, DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA CLARO QUE A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, SÓ ACONTECE, SE FOR POSSÍVEL SUA DECISÃO A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. ATRAVÉS DA PESQUISA DE CAMPO (OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS), FOI MOSTRADA A COMPREENSÃO QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA POSSUEM SOBRE O SIGNIFICADO DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO MOSTROU QUE OS PROFESSORES OBSERVADOS E ENTREVISTADOS POSSUEM UM ENTENDIMENTO APOLÍTICO DO QUE SEJA PARTICIPAR, E OS ALUNOS, POSSUEM UM DESEJO LATENTE DE PARTICIPAREM, DE TOMAREM DECISÕES SIGNIFICATIVAS A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. NA CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA EVIDENTE QUE A ESCOLA PRECISA DESENVOLVER O GERME DA PARTICIPAÇÃO, PARA QUE HAJA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA POLÍTICA DO ALUNO ENQUANTO CIDADÃO. É FUNDAMENTAL, À ESCOLA E AOS/ÀS PROFESSORES/AS, NÃO SÓ ENSINAR A PARTICIPAÇÃO E A DEMOCRACIA, MAS ENSINAR PELA PARTICIPAÇÃO E PELA DEMOCRACIA. |
Descrição: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/777 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador