Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/777
Title: A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSOENSINO- APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Authors: CRAIDY, Carmem Maria
SANTOS, Josivaldo Constantino
Keywords: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM;AUTONOMIA;PARTICIPAÇÃO
Issue Date: 2002
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract: NESTE ESTUDO, DE CARÁTER ETNOGRÁFICO, FOI INVESTIGADO O PROCESSO PARTICIPATIVO ENQUANTO TOMADA DE DECISÃO E CONDIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM QUE OCORRE NA ESCOLA E ESPECIALMENTE NO INTERIOR DA SALA DE AULA. PARTINDO DE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS COM OS ALUNOS, O AUTOR (PESQUISADOR), ENTENDE QUE É POSSÍVEL PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVA E EFETIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, E PORTANTO, DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA CLARO QUE A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, SÓ ACONTECE, SE FOR POSSÍVEL SUA DECISÃO A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. ATRAVÉS DA PESQUISA DE CAMPO (OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS), FOI MOSTRADA A COMPREENSÃO QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA POSSUEM SOBRE O SIGNIFICADO DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO MOSTROU QUE OS PROFESSORES OBSERVADOS E ENTREVISTADOS POSSUEM UM ENTENDIMENTO APOLÍTICO DO QUE SEJA PARTICIPAR, E OS ALUNOS, POSSUEM UM DESEJO LATENTE DE PARTICIPAREM, DE TOMAREM DECISÕES SIGNIFICATIVAS A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. NA CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA EVIDENTE QUE A ESCOLA PRECISA DESENVOLVER O GERME DA PARTICIPAÇÃO, PARA QUE HAJA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA POLÍTICA DO ALUNO ENQUANTO CIDADÃO. É FUNDAMENTAL, À ESCOLA E AOS/ÀS PROFESSORES/AS, NÃO SÓ ENSINAR A PARTICIPAÇÃO E A DEMOCRACIA, MAS ENSINAR PELA PARTICIPAÇÃO E PELA DEMOCRACIA.
Description: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/777
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools