Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/771
Título: | JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O SABOR DE APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER |
Autor(es): | OLIVEIRA, Rita De Cássia Da Silva WOICIECHOWSKI, Marília |
Palavras-chave: | ALFABETIZAÇÃO;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;POLÍTICA EDUCACIONAL |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
Resumo: | APRENDER A LER E A ESCREVER PARA MUITOS JOVENS, ADULTOS E IDOSOS BRASILEIROS SIGNIFICA UM ENCONTRO OU REENCONTRO COM OS CONTEÚDOS QUE DETERMINAM OS CAMINHOS PARA SE ENTENDER E TRANSFORMAR O MUNDO. DIANTE DESSA EXPECTATIVA, O PONTO DE PARTIDA DA PESQUISA É REGISTRAR O SIGNIFICADO DO APRENDER E DO ENSINAR A LER E A ESCREVER, A PARTIR DA FALA DOS ALUNOS E PROFESSORES DAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, BEM COMO DA CONTRIBUIÇÃO DE COORDENADORES DE EJA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. A PARTIR DAÍ SONDAR ATÉ QUE PONTO ESSA PRESSA EM ALFABETIZAR (O BRASIL ENTRA NO SÉCULO XXI COM 20 MILHÕES DE ANALFABETOS ABSOLUTOS) INTERFERE NA CONQUISTA DESSE SIGNIFICADO DO APRENDER E ENSINAR A LER E A ESCREVER. ISTO PORQUE NA SÍNTESE DOS OBJETIVOS QUE VÃO INTENSIFICAR ESSA EXPECTATIVA ESTÁ O COMPROMISSO DA EJA DE IR ALÉM DOS CAMINHOS DA SIMPLES AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ESCRITO, OU SEJA, ENSINAR PARA QUE O ALUNO FAÇA USO DOS CONTEÚDOS ASSIMILADOS NO SEU COTIDIANO DE VIDA. AINDA QUE O ESTADO DE ADULTO INCLUA TAMBÉM O IDOSO, A PESQUISA TRATA EM SEU TERCEIRO CAPÍTULO (SÃO QUATRO CAPÍTULOS) DOS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE, POR ISSO A REFERÊNCIA NO TÍTULO A JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. NA REALIZAÇÃO DO ESTUDO, A OPÇÃO FOI POR UMA PESQUISA QUALITATIVA - ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA. PELA INVESTIGAÇÃO, FOI POSSÍVEL DETECTAR A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO ALUNO ATRAVÉS DA QUALIDADE DO ENSINO E DO INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. OU SEJA, DAR RESPOSTAS DE SUCESSO PARA ALUNOS E PROFESSORES E NÃO NÚMEROS E ESTATÍSTICAS PARA SATISFAZER EXIGÊNCIAS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS. |
Descrição: | BIBLIOTECA DO BLOCO M |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/771 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 844.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador