Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/759
Título : IDENTIDADES PLURAIS E O COTIDIANO DA ESCOLA
Autor : COSTA, Marcia Regina Da
SOLIGO, Marina Guazzelli
Palabras clave : ESCOLA;IDENTIDADE;CULTURA;CULTURA JUVENIL;MÍDIA
Fecha de publicación : 2005
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumen : A PARTIR DO COTIDIANO VIVIDO NA ESCOLA, A DISSERTAÇÃO SE PROPÕE ENTENDER COMO ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES (12 A 14 ANOS), DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCAM CONSTITUIR IDENTIDADES CULTURAIS EM ESTREITA CONEXÃO COM A MÍDIA E AS CULTURAS JUVENIS, AO MESMO TEMPO EM QUE REJEITAM O UNIVERSO CULTURAL DA ESCOLA. INTERROGA-SE SOBRE A NATUREZA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES, QUESTIONANDO EM QUE MEDIDA ESTES CONSTITUEM IDENTIDADES CULTURAIS E ESTILOS PRÓPRIOS QUE RESISTEM ÀS NOVAS FORMAS DE PODER CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DE CONTROLE. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO. COM RELAÇÃO AO OBJETO ESTUDADO, A PESQUISA LEVANTOU AS SEGUINTES HIPÓTESES: A) O DESINTERESSE E DESCASO DOS ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REALIZADO EM SALA DE AULA TRADUZEM UMA REJEIÇÃO AO MODELO DISCIPLINAR VIGENTE NA ESCOLA E ATESTAM A CRISE EM QUE SE ENCONTRA O MESMO, B) OS ALUNOS E ALUNAS BUSCAM DISTANCIAR-SE DO UNIVERSO CULTURAL OFERECIDO PELA ESCOLA E CONECTAR-SE ÀS CULTURAS JUVENIS PELA MEDIAÇÃO DAS MÍDIAS, PARTICULARMENTE PELA MEDIAÇÃO DO RADIO, TV E CDS, NA BUSCA DE IDENTIDADES CULTURAIS DISTINTAS DAQUELAS OFERECIDAS PELA ESCOLA E PELA FAMÍLIA, C) ESTAS IDENTIDADES DIZEM RESPEITO AO HOJE , AO PRESENTE E SÃO NEGADORAS TANTO DO PASSADO COMO DE UMA PERSPECTIVA FUTURA, D) É POSSÍVEL PERCEBER DIMENSÕES DE RESISTÊNCIA, NA ACEPÇÃO DE DE CERTEAU, NA CONSTITUIÇÃO DESSAS IDENTIDADES EM RELAÇÃO ÀS NOVAS FORMAS DE PODER PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE. A PESQUISA DE CAMPO APRESENTOU ELEMENTOS SUFICIENTES PARA SE PENSAR QUE AS HIPÓTESES FORAM CONFIRMADAS. A BUSCA DE IDENTIDADES COLETIVAS QUE OS IDENTIFIQUEM AO GRUPO DE REFERÊNCIA E OS DISTINGAM DE OUTROS GRUPOS DA SOCIEDADE, INCLUSIVE DE OUTROS GRUPOS DE ALUNOS E ALUNAS ADOLESCENTES, MOSTROU-SE EXTREMAMENTE FORTE ENTRE OS ALUNOS E ALUNAS. POR ESTA RAZÃO, INVESTEM NO QUE ELES CONSIDERAM MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ESTILOS PRÓPRIOS DAS CULTURAS JUVENIS, LIGADAS AO CONSUMO.
Descripción : BNGK
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/759
Otros identificadores : Mestrado
ANTROPOLOGIA
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf361.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador