Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/748
Título: VAI TER DANÇA HOJE? ITINERÁRIOS JUVENIS NO ESPAÇO ESCOLAR
Autor(es): MOLL, Jaqueline
SALVA, Sueli
Palavras-chave: ESPAÇO ESCOLAR;ADOLESCÊNCIA;DANÇA
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: ESTE TRABALHO INVESTIGADO É A TENTATIVA DE MOSTRAR JEITOS DE ESTAR NO MUNDO DA ESCOLA, JEITOS DE VIVER NO MUNDO DA ESCOLA E JEITOS DE CONSTRUIR O MUNDO DA ESCOLA, AQUI DENOMINADOS DE ITINERÁRIOS. ANALISA AS SIGNIFICAÇÕES SOBRE AS DANÇA CONSTRUÍDAS POR MENINOS E MENINAS ADOLESCENTES QUE, COMO ALUNOS, PARTICIPAM DO PROJETO DE DANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR ILDO MENEGHETTI, TENTANDO SABER SE ESSAS SIGNIFICAÇÕES APONTAM INDÍCIOS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR. FORAM INCLUÍDAS NESSA ANÁLISE AS SIGNIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS POR FAMÍLIAS E PROFESSORA DESTES ALUNOS. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRÁFICO, REALIZADA NO PERÍODO DE 1999 A 2003. ENTRE OS AUTORES QUE FAZEM A INTERLOCUÇÃO ESTÃO: PAULO FREIRE, REGINA LEITE GARCIA, ALBERTO MELUCCI, ANNA FABBRINI, ISABEL MARQUES, MICHELL SERRES E ROGER GARAUDY. NESTE TRABALHO NOS PROPOMOS, ATRAVÉS DAS SIGNIFICAÇÕES SOBRE A DANÇA, FAZER UMA ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DO ESPAÇO ESCOLAR E A CORPOREIDADE, ISTO É, O PRÓPRIO SER - SUJEITO - ADOLESCENTE - ALUNO, QUE NOS MOSTRA, COTIDIANAMENTE, UM NOVO MODO DE SER NA ESCOLA EXPRESSO NOS CORPOS QUE , AO MESMO TEMPO, DEMOSTRAM DESEJO DE ESTAR DENTRO E FORA DELA. SÃO MENINOS E MENINAS NA FASE DOS ONZE AOS DEZESSEIS ANOS QUE FAZEM O SEU ITINERÁRIO ENTRE DOS MODOS DE SER NA ESCOLA. AQUELE FEITO POR ELES E AQUELE DESEJADO POR NÓS, PROFESSORES; ENTRE UM MUNDO ADOLESCENTE `PRODUZIDO` PELA TEORIA DA MODERNIDADE E UM MUNDO ADOLESCENTE VIVIDO POR ELES;. ENTRE OS VALORES DO MEIO SOCIAL EM RELAÇÃO À DANÇA E A SEUS PRÓPRIOS DESEJOS DE DANÇÁ-LA. ESSE SUJEITOS PARECEM REIVINDICAR O DIREITO DE SE EXPRESSAR COM LIBERDADE E DE USUFRUIR, COM MAIS DINAMISMO, O ESPAÇO E O TEMPO ESCOLAR A QUE ELES TÊM DIREITO. SÃO MANIFESTAÇÕES QUE, MUITAS VEZES, SE CONTRAPÕEM À NOSSA HISTÓRIA ENQUANTO PROFESSORES, NOVAS MANEIRAS DE SER NA ESCOLA COM AS QUAIS AINDA ESTAMOS APRENDENDO A CONVIVER.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/748
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador