Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/746
Título: | A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DADOS DE URUGUAIANA, RS |
Autor(es): | CASTRO, Marta Luz Sisson De REBÉS, Edison Goulart |
Palavras-chave: | VIOLÊNCIA NA ESCOLA;VIOLÊNCIA SOCIAL |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | A VIOLÊNCIA SOCIAL MULTIPLICA-SE DE TAL MANEIRA QUE NÃO SE PODE ARRISCAR UM PROGNÓSTICO DE COMO SERÁ NA VIRADA DO MILÊNIO. EM TODO O MUNDO NUNCA SE FALOU TANTO EM VIOLÊNCIA COMO ATUALMENTE. É PROVÁVEL QUE EM NENHUM OUTRO MOMENTO TENHAM SIDO REALIZADOS ESTUDOS, PESQUISAS E TRABALHOS COM A INTENSIDADE DE HOJE, NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA QUE ATINGE, INDISCRIMINADAMENTE, TODAS AS CAMADAS SOCIAIS E INSTITUIÇÕES, E TAMBÉM, A ESCOLA. A ESCOLA É RECONHECIDA COMO ESPAÇO PROPÍCIO À VIOLÊNCIA. OS EDUCADORES CONDENAM OS ALUNOS PELA PRÁTICA DA VIOLÊNCIA, MAS NÃO PERCEBEM QUE, ELES PRÓPRIOS, MUITAS VEZES, GERAM VIOLÊNCIA PARA COM ESTES ALUNOS. OS ATOS DE VIOLÊNCIA ATINGEM, TANTO A ESCOLA OFICIAL, QUANTO A PARTICULAR E TODA SOCIEDADE SOFRE SUAS CONSEQÜÊNCIAS. TODOS SE TORNAM INSEGUROS, DIANTE DA VIOLÊNCIA. DENTRE OS FATORES QUE, POSSIVELMENTE, CONTRIBUEM PARA AUMENTAR OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA ESTÃO O DESEMPREGO, A BAIXA RENDA, A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, A BAIXA ESCOLARIDADE, A DESESTRUTURA FAMILIAR E A ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO PAÍS. OS ATOS DE VANDALISMO, O USO DE DROGAS, AS BRIGAS ENTRE COLEGAS, AS TROCAS DE TIROS, OS ESPANCAMENTOS, AS AMEAÇAS E, ATÉ MESMO, MORTES PREJUDICAM O PRESENTE E O FUTURO DA ESCOLA, EVIDENCIANDO UM DESEJO DE DESTRUIÇÃO. A SOCIEDADE SENTE-SE INSEGURA E AMEAÇADA. POR ISTO, BUSCA FORMAS E FÓRMULAS QUE POSSAM FREAR ESSA ESCALADA. IR À ESCOLA, ATUALMENTE, RESULTA EM MEDO E INTRANQÜILIDADE. O PRÓPRIO ESTADO, HÁ MUITO TEMPO, NÃO TEM GARANTIDO ACESSO À ESCOLA PÚBLICA PARA TODOS, O QUE DESENCADEIA NOVAS MODALIDADES DE EXCLUSÃO SOCIAL PELOS MECANISMOS DE SELEÇÃO QUE O SISTEMA EDUCATIVO OFERECE. COMO CONSEQÜÊNCIA, A ESCOLA SE TORNA UM DOS ALVOS DAS VÁRIAS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA, INTERNA E EXTERNA, DISCUTIDAS COM FREQÜÊNCIA, A EXEMPLO DO QUE ACONTECE EM OUTRAS ÁREAS DAS ATIVIDADES HUMANAS COMO, ECONOMIA, MODA E FUTEBOL. AGRESSÕES MÚTUAS, ATOS DE VANDALISMO, ARROMBAMENTOS E ATÉ INCÊNDIOS PROVOCADOS, CRIMINOSAMENTE, ESTÃO NA BASE DESSA DISCUSSÃO, DIANTE DOS NÍVEIS E DA PERIODICIDADE COM QUE TAIS FATOS SE REGISTRAM, SEMPRE COBERTOS COM A CERTEZA DE UMA CERTA IMPUNIDADE. ESSE CONJUNTO DE SITUAÇÕES PROPICIOU A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS, PESQUISAS E REFLEXÕES, COM O OBJETIVO E O DESEJO DE ENCONTRAR O EQUILÍBRIO NA VIDA DA SOCIEDADE E DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/746 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador