Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/730
Título : EDUCAR PARA A VIDA: UMA PEDAGOGIA DA RESILENCIA NA ESCOLA
Autor : PEREIRA, Wani Fernandes
BEZERRA, Gilson De Medeiros
Palabras clave : RESILIÊNCIA;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Fecha de publicación : 2005
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Resumen : ESTE ESTUDO E TEMA DE DISSERTAÇÃO SE FEZ NECESSÁRIO A PARTIR DAS NOSSAS INQUIETAÇÕES COMO EDUCADOR E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ALUNOS DO ENSINO NOTURNO, DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR VERÍSSIMO DE MELO QUE ATENDE UMA CLIENTELA FORMADA POR JOVENS E ADULTOS MORADORES DO BAIRRO DE FELIPE CAMARÃO. OS JOVENS MORADORES CONVIVEM COM UM FORTE ESTIGMA DE VIOLÊNCIA QUE RONDA ESSA COMUNIDADE, LOCALIZADA NA ZONA OESTE DA CIDADE DE NATAL E QUE APRESENTA ENTRE OS MATRICULADOS NA ESCOLA DIVERSAS TRAJETÓRIAS DE VIDA INTERROMPIDAS POR FATORES DE RISCO PRESENTES, TAIS COMO CRIMINALIDADE, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E EXPERIÊNCIAS COM DROGAS. TAIS FATORES AGRAVAM DIRETAMENTE OS PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E FOMENTAM O AUMENTO DA VIOLÊNCIA REPRODUZINDO OS CICLOS DE POBREZA E LIMITANDO AS POSSIBILIDADES DE ASCENSÃO SOCIAL. OS RESULTADOS DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS DURANTE AS AULAS SINALIZARAM PARA A NECESSIDADE DE APROFUNDAR ESSE ESTUDO, PROBLEMATIZANDO ESSA REALIDADE E INSTIGANDO ATRAVÉS DE PRÁTICAS CORPORAIS E DISCUSSÕES, A REFLEXÃO ACERCA DE TEMAS COMO FATORES DE RISCO, TEMPORALIDADE, PROJETO DE VIDA E AUTO-CONHECIMENTO. APROVEITANDO O INTERESSE DESSES JOVENS PELA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO FORMA DE IMPLEMENTARMOS ESTAS REFLEXÕES, E RELACIONANDO O CONHECIMENTO FORMAL COM OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS DO GRUPO, DECIDIU-SE PELA PRODUÇÃO DE UM CURTA METRAGEM DE QUINZE MINUTOS SOBRE O BAIRRO, IDEALIZADO E PRODUZIDO COLETIVAMENTE. PARA ISTO REALIZAMOS DEZ AULAS-OFICINAS COM OS ALUNOS QUE ACEITARAM O DESAFIO DE PARTICIPAR DOS ENCONTROS E QUE FICARAM CONHECIDOS COMO A TURMA DO CINEMA. AS OFICINAS PEDAGÓGICAS QUE SERVEM AQUI AO MESMO TEMPO COMO REFERÊNCIA DE PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA REAFIRMAM A NOÇÃO DE RESILIÊNCIA: A CAPACIDADE DO INDIVÍDUO TRANSFORMAR UM OBSTÁCULO, UMA ADVERSIDADE OU UMA TRAGÉDIA PESSOAL EM SITUAÇÃO POSITIVA OU POTENCIALIZADORA DO QUE TEMOS DE MELHOR. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO PODE COLABORAR COM PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS, E MAIS ESPECIFICAMENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE ATUAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS E QUE ESTÃO AS VOLTAS COM ESSE CONTEXTO CONSIDERADO VULNERÁVEL, PODENDO SE TORNAR UMA REFERÊNCIA PARA ABORDARMOS CONCEITOS E VALORES QUE CONDUZAM A RESSIGNIFICAÇÕES DE UMA VISÃO DE MUNDO FECHADA E DETERMINISTA, RESPONSÁVEL PELA REPRODUÇÃO DOS CICLOS DE POBREZA E VIOLÊNCIA. FUNDAMENTAM ESSE ESTUDO, AUTORES COMO EDGAR MORIN, BÓRIS CYRULNIK E CONCEIÇÃO ALMEIDA DENTRE OUTROS.
Descripción : BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/730
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf470.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador