Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/557
Título: A escuta popular da rádio comunitária do Edson Queiroz: estudo introdutório sobre a produção do sujeito no espaço da periferia
Autor(es): LINHARES, Angela Maria Bessa
CAVALCANTE, Andrea Pinheiro Paiva
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO;RÁDIOS COMUNITÁRIAS
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo: Esta pesquisa relata como ocorre a consolidação do sujeito no espaço da periferia a partir das mediações de cotidiano, cultura, linguagem e educação. Partindo da análise dos programas radiofônicos Momento Saúde e A Força da Mulher Solidária, apresentados na Rádio Comunitária Edson Queiroz, no bairro do Dendê, em Fortaleza, elaboram-se os cenários discursivos sobre os quais se identifica como se erige, a partir do ambiente da emissora, o sujeito da periferia. O Momento Saúde, produção de estudantes do Curso de Enfermagem, assume um discurso de mão única, ao tratar das questões de saúde do bairro e deixa entrever na sua narrativa a concepção de popular sob a qual ainda repousa o saber acadêmico relacionado aos conteúdos de saúde. As marcas discursivas, neste caso, possibilitam perceber que nas falas das estudantes há uma ausência das vozes da comunidade, visíveis a partir da escuta coletiva pelo Grupo de Mulheres da Socioeconomia Solidária que atua no bairro. Este estudo de recepção, ao identificar esse silenciamentos, possibilita a organização do programa A Força da Mulher Solidária, experiência realizada pelas mulheres, que, ao se moverem nesse “entre-lugares”, saem de condição de ouvintes para o de produtoras de um discurso e de sentidos sobre a vida no bairro. Os procedimentos metodológicos combinam consultas às obras de referências sobre a temática, especialmente de Martín-Barbero e pesquisa de campo, mediante entrevistas, observações e intervenção ocorrente com a criação do programa das mulheres. A experiência de A Força da Mulher Solidária mostra que, valorizando a dimensão do político no cultural no tecido da vida cotidiana, se erige o sujeito na periferia.
Descrição: Depositária: Biblioteca Humanidades UFC
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/557
Aparece nas coleções:Educação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréa_Pinheiro_Paiva_Cavalcante.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador