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Título : Formação do trabalhador e ensino profissional: a Escola Profissional Masculina de Rio Claro
Autor : GONÇALVES, Paulo Celso Costa
ROSA, Maria Ines
Palabras clave : EDUCAÇÃO E TRABALHO;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Fecha de publicación : 2001
Editorial : Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citación : GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Formação do trabalhador e ensino profissional: a Escola Profissional Masculina de Rio Claro. 2001. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Campinas. Orientador(a): Maria Ines Rosa
Resumen : A formação profissional, no modo de produção capitalista, ocorre de forma organizada e institucionalizada em estabelecimentos denominados escolas profissionais. Estas, inicialmente escolas de artes e ofícios, organizadas como 'oficinas-escolas', nas quais a aprendizagem se dava juntamente com a produção, transformam-se em escolas técnicas, e nestas a aprendizagem ocorre completamente separada do espaço da produção. Para tanto, a escola profissional passa por um processo de racionalização de seu funcionamento. Através de regulamentação organiza-se um sistema de ensino profissional em níveis hierarquizados, adota-se uma metodologia de ensino que visa a rápida qualificação do trabalhador e abre-se espaço no currículo das escolas profissionais para as disciplinas de formação geral com o objetivo de disciplinar a própria formação profissional enquadrando-a nos padrões dos sistemas escolares. A Escola Profissional Masculina de Rio Claro, que iniciou as suas atividades em 1920, teve a sua trajetória marcada pelo processo de mudança de configuração do ensino profissional que ocorreu no sentido de fazer com que deixasse de ter como horizonte a escola de artes e ofícios para assumir uma configuração de escola técnica.
Descripción : Biblioteca Central da UNICAMP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/436
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