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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/359
Título : | Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: uma alternativa possível? |
Autor : | SILVA, Ana Rita Santiago da LUZ, Narcimária Correia do Patrocínio |
Palabras clave : | AUTOESTIMA;IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL;MULHERES;AÇÃO AFIRMATIVA;AFRO-DESENDENTES |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade |
Citación : | SILVA, Ana Rita Santiago da. Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: uma alternativa possível?. 2005. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. 2005. Salvador. Orientador(a): Narcimária Correia do Patrocínio Luz |
Resumen : | O Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: Uma Alternativa Possível? tivera apenas a perspectiva de compreender as ações pedagógicas no que se refere a sua contribuição com a construção da identidade e o fortalecimento da auto-estima das mulheres negras. O pensar sobre o fazer da instituição provocou uma abrangência surpreendente do estudo, permitiu traçar caminhos e repensar abordagens para além do projeto inicial. O que pareceu, em princípio, apenas o objeto tornou-se um elemento propulsor da pesquisa. Isso não causou estranhamento, haja vista que, por ser uma pesquisa de abordagem etnográfica, o projeto, por si só, não é garantia suficiente do rumo e da totalidade da pesquisa. Nesse sentido, é que emergiram inquietações e se agregaram pertinentes questionamentos, tais como: Afinal, que experiências e concepções de identidade e de auto-estima circundam o projeto pedagógico do Quilombo Asantewaa? Que referências identitárias norteiam as suas ações? Que modelo educacional orienta o cotidiano da instituição? Que elaborações são feitas pelos sujeitos da pesquisa sobre sua identidade, gênero e auto-estima? Como a minha vivência religiosa e de engajamento em movimentos sociais se inserem e aparecem na pesquisa? Os dados resultam, por um lado, da constatação de que as instituições de ensino têm sido um espaço reprodutor dos papéis e estereótipos sociais e reforçador das estruturas racistas, preconceituosas e discriminatórias que permeiam os diversos segmentos sociais. Por outro, por constatar que há um considerável contingente da população negra, de modo organizado e coletivo, ou por iniciativas individualizadas, que, historicamente, vem rompendo com os preconceitos e com as estruturas racistas que norteiam as relações raciais no Brasil. Na educação vários pesquisadores já indicam o impacto positivo disso, ou seja, a importância dos Quilombos Educacionais e das Políticas de Ações Afirmativas em favor do acesso, da inclusão e da permanência da população negra na esfera educacional. Sinalizam inclusive a relevância dessas organizações na elaboração e na implantação de políticas públicas que contemplem os negros brasileiros. |
Descripción : | Biblioteca Central da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/359 |
Aparece en las colecciones: | Educação e Relações Étnico-Raciais |
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