Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2740
Título: Um Centro Comunitário entre o real e o ideal: um espaço de educação política?
Autor(es): SÁ, Samuel Maria de Amorim e
PEREIRA, Telma Nazaré de Sousa
Palavras-chave: EDUCAÇÃO;Política
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Citação: PEREIRA, Telma Nazaré de Sousa. Um Centro Comunitário entre o real e o ideal: um espaço de educação política? - PA, 2002. 164f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia. 2002. Belém. Orientador: Samuel Maria de Amorim e Sá.
Resumo: Este estudo trata sobre uma parcela de Movimentos Sociais expressa no detalhe de relações sociais entre "ocupantes" de um local chamado "Riacho Doce" em Belém, Para, Brasil. Os "ocupantes" se ligam a "centro Comunitário" já há dez anos; eles lutam para construir o Ideal mas têm somado vantagens e insucessos. Iniciado em 1990, seguindo um modelo difundido em Belém, o seu objetivo desde a fundação é o de proteger e representar os moradores. Entretanto, ao longo da experiência eles encontram vantagens peTméadas com desvantagens. Este estudo, em termos de Antropologia Política, e Antropologia Educacional, uma contribuição para entendimento sobre um grupo de "nativos" cercados por "não-nativos" de todos os lados. Assim o Centro Comunitário aparece com suas tensões e seus sonhos para responder a necessidades sentidas pelos "ocupantes", sua experiência decenal salienta uma busca de educação política, descontínua, contínua e informal.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2740
Aparece nas coleções:Educação Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACAO006.pdf15.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador