Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2740
Title: Um Centro Comunitário entre o real e o ideal: um espaço de educação política?
Authors: SÁ, Samuel Maria de Amorim e
PEREIRA, Telma Nazaré de Sousa
Keywords: EDUCAÇÃO;Política
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia.
Citation: PEREIRA, Telma Nazaré de Sousa. Um Centro Comunitário entre o real e o ideal: um espaço de educação política? - PA, 2002. 164f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) Universidade Federal do Pará. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. Mestrado em Antropologia. 2002. Belém. Orientador: Samuel Maria de Amorim e Sá.
Abstract: Este estudo trata sobre uma parcela de Movimentos Sociais expressa no detalhe de relações sociais entre "ocupantes" de um local chamado "Riacho Doce" em Belém, Para, Brasil. Os "ocupantes" se ligam a "centro Comunitário" já há dez anos; eles lutam para construir o Ideal mas têm somado vantagens e insucessos. Iniciado em 1990, seguindo um modelo difundido em Belém, o seu objetivo desde a fundação é o de proteger e representar os moradores. Entretanto, ao longo da experiência eles encontram vantagens peTméadas com desvantagens. Este estudo, em termos de Antropologia Política, e Antropologia Educacional, uma contribuição para entendimento sobre um grupo de "nativos" cercados por "não-nativos" de todos os lados. Assim o Centro Comunitário aparece com suas tensões e seus sonhos para responder a necessidades sentidas pelos "ocupantes", sua experiência decenal salienta uma busca de educação política, descontínua, contínua e informal.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2740
Appears in Collections:Educação Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAO006.pdf15.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools