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Título: EDUCAÇÃO E CIDADANIA Do Ensino Social da Igreja à Prática Educativa da CPT no Regional de Goiás
Autor(es): COÊLHO, lldeu Moreira
RIBEIRO, Lúcia de Fátima
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E CIDADANIA;IGREJA CATÓLICA
Data do documento: 1999
Editor: Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Mestrado em Educação Brasileira.
Citação: RIBEIRO, Lúcia de Fátima. EDUCAÇÃO E CIDADANIA Do Ensino Social da Igreja à Prática Educativa da CPT no Regional de Goiás . 1999. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Mestrado em Educação Brasileira. 1999. Goiânia. Orientador(a): Ildeu Moreira Coêlho.
Resumo: O objetivo desta dissertação é demonstrar como a Igreja foi, ao longo de sua caminhada, amadurecendo sua ação evangelizadora e se transformando - a partir dos movimentos surgidos no seu interior e concretamente na ação da Comissão Pastoral da Terra-Regional de Goiás - num importante instrumento de luta da sociedade pela democracia e pelos direitos humanos. A Igreja, instituição hierárquica, vive as tensões advindas das mudanças ocorridas na sociedade e luta, continuamente, para refazer-se e acompanhar esse processo, tentando superar as contradições surgidas em seu interior. Para mostrar como ocorreram as mudanças e as transformações em sua postura, busca-se, com base nos documentos elaborados pela própria Igreja, fazer uma leitura de seu empenho, consciente, ou às vezes inconscientemente, de ser fiel à missão que lhe foi confiada. A Comissão Pastoral da Terra em Goiás é uma referência que torna evidente a opção, amadurecida, à medida em que a participação e a adesão de novos grupos foi tornando cada vez mais clara a consciência de que é necessário construir uma nova sociedade, baseada na justiça e na igualdade.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2737
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