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Título: Para ler as políticas e as práticas de leitura no Brasil
Autor(es): RIBEIRO, Vera Maria Masagão
Palavras-chave: LEITURA;PRÁTICAS DE LEITURA;INCENTIVO À LEITURA
Data do documento: 2003
Editor: Ação Educativa. Observatório da Educação e da Juventude
Citação: RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Para ler as políticas e as práticas de leitura no Brasil. In: Políticas e práticas de leitura no Brasil. São Paulo: Ação Educativa. Observatório da Educação e Juventude. 2003. p. 12-19. (Série Em Questão, 2)
Resumo: Discute as problemáticas centrais do processo de letramento, dialogando com os demais autores deste caderno. Ressalta ser fundamental uma melhor compreensão da questão se quisermos ter políticas de leitura mais acertadas e significativas. Cita, por exemplo, estudos que questionam o mito de que “a leitura em si promove o desenvolvimento intelectual e espiritual das pessoas”. Os estudos sobre letramento”, diz a autora, “mostram que a questão não é o que a leitura pode fazer com as pessoas, mas, sim, o que as pessoas podem fazer com a leitura”.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2410
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