Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2300
Título: Exclusão social
Autor(es): HADDAD, Sérgio
Palavras-chave: EXCLUSÃO SOCIAL;DIREITO À EDUCAÇÃO;DESIGUALDADE SOCIAI;ACESSO À EDUCAÇÃO;DEMANDA EDUCACIONAL;FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO;EDUCAÇÃO BÁSICA
Data do documento: Mai-2008
Citação: Le Monde Diplomatique Brasil, maio de 2008
Resumo: Há dois consensos que podem ser encontrados em qualquer parte deste país e entre qualquer grupo social: a grande importância da educação para a construção de uma sociedade justa, democrática e sustentável; e a insuficiência do sistema público de ensino em garantir, com quantidade e qualidade, este direito. O tema da educação ganhou visibilidade por motivações diversas: por ser um direito humano, por ser base para o crescimento econômico, por auxiliar na conquista de outros direitos, por melhorar a distribuição de renda, por permitir alcançar melhores empregos e tantas outras. Todas são motivações reais, mas apenas em parte. A educação, por si só, tem suas limitações. Um exemplo: não há, na história da humanidade, um país cuja população tenha conquistado escolaridade básica de qualidade sem intensa melhoria nas suas condições de vida. Portanto, não há milagre a ser feito em países com forte concentração de renda e com enorme parcela da população em condições de pobreza, como é o caso do Brasil1. Não se trata de saber quem veio antes, o ovo ou a galinha. Trata-se de afirmar que um depende do outro: só haverá democracia educacional se houver democracia social.
Descrição: Período de realização: 03/2006 – 08/2006 Equipe Ação Educativa/vínculo: Sérgio Haddad – coordenador Outros pesquisadores: Bianca Briguglio, Carolina Gil, Carolina Marinho, Edu Pena, Kelly Victor, Jonathan Romo, Ludmila Palazzo, Rafael Godoi, Jose Marcelino e Salomão Ximenes.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2300
Aparece nas coleções:Educação e exclusão
Publicações AE (todas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacao_exclusao_brasil2.pdf89.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.