Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2219
Título: | NAVEGADORES NA ESCOLA: IDENTIDADE CULTURAL EM TEMPOS DE INTERNETÊS |
Autor(es): | KARNOPP, Lodenir Becker CASTRO, Fernanda Santos De |
Palavras-chave: | IDENTIDADE CULTURAL;LÍNGUA PORTUGUESA;INTERNET |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL |
Resumo: | A LÍNGUA É VIVA, DINÂMICA. CONSIDERANDO ESSA AFIRMAÇÃO, INVESTIGOU-SE A TRANSFORMAÇÃO QUE A ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ SOFRENDO DEVIDO ÀS NOVAS FORMAS COM QUE OS ESTUDANTES RELACIONAM-SE COM ELA, A PARTIR DO CONTATO COM O CIBERESPAÇO, CADA VEZ MAIS DISSEMINADO. NA PRESENTE PESQUISA, A IDENTIDADE CULTURAL DE ESTUDANTES USUÁRIOS DA INTERNET, BEM COMO A INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DA LINGUAGEM DA INTERNET (INTERNETÊS) NA ESCRITA DE TEXTOS ESCOLARES FORAM OS ITENS ANALISADOS. O MATERIAL COLETADO, OBTIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005, CONSTA DE TRABALHOS ESCOLARES REALIZADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUE ENVOLVIAM QUAISQUER TEXTOS ESCRITOS POR ELES QUE APRESENTASSEM A LINGUAGEM DA INTERNET E QUE CIRCULARAM DENTRO DA ESCOLA, INDEPENDENTEMENTE DO INTERLOCUTOR, E CONVERSAS GRAVADAS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS ATRAVÉS DO MESSENGER (PROGRAMA DE COMPUTADOR QUE POSSIBILITA A COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA). EM 2006, FOI REALIZADA OUTRA COLETA DE DADOS PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DE ESTUDANTES USUÁRIOS DA INTERNET: REALIZARAM-SE ENTREVISTAS COM ADOLESCENTES SOBRE SEU CONTATO COM O CIBERESPAÇO, ABORDANDO TÓPICOS RELACIONADOS AO USO DE NICKNAME, INTERNETÊS, ORKUT. A ANÁLISE DESSE MATERIAL EMPÍRICO OBJETIVOU DISCUTIR QUEM SÃO OS SUJEITOS QUE (E ONDE) UTILIZAM ESSA LINGUAGEM, POR QUE O FAZEM E COM QUEM SE RELACIONAM. TAIS ANÁLISES APROXIMAM A PESQUISA DAS DISCUSSÕES REALIZADAS NO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO. PARA TANTO, ESTUDIOSOS COMO AUGÉ (1994); BAUMAN (2005); CANDAU (2001), CHARTIER (1999); FRAGO (2002); HALL (2005); HARVEY (2004); LÉVY (1999); MAFFESOLI (1987, 1995); MANGUEL (2004); MARCUSCHI (2004); SARLO (2004) SUBSIDIARAM O EMBASAMENTO TEÓRICO, PRIVILEGIANDO OS TRÊS FOCOS DA PESQUISA: IDENTIDADE CULTURAL, LÍNGUA PORTUGUESA E INTERNET. A CONVIVÊNCIA DOS ADOLESCENTES COM O MEIO ELETRÔNICO E OS DEPOIMENTOS OBTIDOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA APONTAM PARA UM REDIMENSIONAMENTO NO QUE DIZ RESPEITO À ACEITAÇÃO DAS VÁRIAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA EM DETERMINADOS CONTEXTOS E SITUAÇÕES. SURGE UMA NOVA ?GÍRIA? NA ESCRITA, QUE NÃO INTERFERE, ENTRETANTO, NO USO DA LÍNGUA PADRÃO EM SITUAÇÕES EM QUE ESSA FORMA É EXIGIDA. |
Descrição: | MARTINHO LUTERO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2219 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador