Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2209
Title: EDUCAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POLITICAMENTE COMPROMETIDO: E O QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORAMÇAÃO E COMUNICAÇÃO TEM A VER COM ISSO
Authors: CARVALHO, Maria Inez Da Silva De Souza
GADELHA, Gustavo Almeida
Keywords: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;ESTÉTICA;POLÍTICA
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Abstract: AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO TRANSFORMARAM NOSSAS VIDAS, NOSSAS CASAS, AS RUAS, BANCOS, SHOPPINGS, AS RELAÇÕES HUMANAS, NOSSAS EXPECTATIVAS, LIMITES E POSSIBILIDADES. ENTRETANTO AS SALAS DE AULA PERMANECERAM INTACTAS, COM ESTRUTURAS E PROCESSOS ANTIQUADOS, REPRODUZINDO UM MODELO DE SOCIEDADE BIPOLARIZADO, EM QUE OS MAIS FORTES FALAM E OS MAIS FRACOS CALAM. OS MAIS FORTES A VELHA CLASSE BURGUESA, COM ESCOLAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE SEUS PUPILOS, FUTUROS PRODUTORES DE CONHECIMENTO, PREPARADOS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS. OS MAIS FRACOS, A PLEBE EXPLORADA E MISERÁVEL, INSERIDOS EM PROCESSOS FORMATIVOS REPRODUTORES DA INFORMAÇÃO, PREPARADOS PARA OPERAR ORDENADA E CONTROLADAMENTE O MAQUINÁRIO BURGUÊS. PROCESSOS E ESTRUTURAS EDUCACIONAIS DIFERENCIADOS PARA PÚBLICOS DIFERENCIADOS, COM EXPECTATIVAS DIFERENCIADAS: ALGUNS CHEGAM A DIZER QUE A ESTRUTURA DE DOMINANTES E DOMINADOS É PARTE DA NATUREZA HUMANA, NUMA VISÃO DETERMINISTA QUE PRETENDE TANTO QUANTO TODA A ESTRUTURA EDUCACIONAL VIGENTE, SUSTENTAR O PROJETO NEOLIBERAL DE SOCIEDADE. A EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONHECIMENTO POLITICAMENTE COMPROMETIDO BUSCA DISCUTIR AS QUESTÕES ESTÉTICAS E ÉTICAS DA PRODUÇÃO DO SABER, ASSUMINDO ESTA PRODUÇÃO COMO UMA AÇÃO CONSCIENTE E CRÍTICA, RESPONSÁVEL E OBJETIVA, IDEOLÓGICA E ETNOLÓGICA, TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA, UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVE A REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES E ESTRUTURAS DA SOCIEDADE NEOLIBERAL, E VISLUMBRA A POSSIBILIDADE DE UMA REALIDADE DIFERENTE, MENOS POLARIZADA, CONTROLADA, ORDENADA, E COM MAIS OPORTUNIDADES, LIBERDADE, AUTONOMIA, JUSTIÇA SOCIAL. A MUDANÇA É POSSÍVEL. AS TECNOLOGIAS SÃO EXEMPLOS VIVOS DO MOVIMENTO HUMANO, DA PRODUÇÃO DO SABER QUE FORMA, CONFORMA E TRANSFORMA A VIDA, NÃO É POSSÍVEL CONTROLÁ-LAS, ORDENÁ-LAS, SUBMETÊ-LAS AO COMPLETO DOMÍNIO HUMANO, NEM POSSÍVEL, NEM NECESSÁRIO, NEM DESEJADO. DEIXEMOS QUE A VIDA SIGA SEU RUMO, QUE O TEMPO SE MOVA, QUE AS TECNOLOGIAS TRANSFORMEM: VAMOS NOS CONCENTRAR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO HUMANO, NA CONSCIÊNCIA ÉTICA-POLÍTICA DE NOSSAS PRODUÇÕES, E NA CRENÇA DE QUE PODEMOS FORMAR, CONFORMAR E TRANSFORMAR A VIDA, SONHANDO, PROPONDO E REALIZANDO UM MUNDO MAIS HUMANO E JUSTO. COMO OBJETO DE ESTUDO DESTA DISSERTAÇÃO, UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICO DO SENAI/BA, UTILIZANDO SISTEMAS DE VIDEOCONFERÊNCIA E UM PORTAL DE APRENDIZAGEM NA INTERNET, REFORÇANDO A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES TRANSFORMADORAS, AS "BRECHAS" DO SISTEMA. É PRECISO ACREDITAR QUE A MUDANÇA É POSSÍVEL.
Description: BIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2209
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools